Carta de recomendação: Afinal pra que serve? Quando solicitar?

Links Patrocinados

Conhece a Carta de Recomendação? Ele é um documento que deve ser entregue junto ao currículo para incrementar na sua apresentação, trazendo a avaliação de um outro profissional.

A carta de recomendação?

A carta de recomendação ou de referência, é um documento de apresentação, vista por outra pessoa, parecido com uma carta. Nele, que deve ser solicitado em um emprego anterior, terá algumas informações sobre você, relatado por um ex-colega de trabalho.

Sendo assim servirá de recomendação, onde dirá sobre suas características e a visão de uma outra pessoa sobre você. Sendo assim ele deverá ser assinado e ter informações pessoais do autor, para que tenha maior veridicidade.

Desta forma a empresa saberá da sua reputação e convívio social.

Quem faz a carta de recomendação?

A carta de recomendação deverá ser solicitada em um emprego anterior, antes do seu desligamento. Assim ficará mais fácil encontrar um profissional que tenha tido contato com você, mas também superior, que possa te dar um feedback sobre sua postura.

Sendo assim tenha certeza de que ele é alguém de cargo superior, para que a avaliação seja mais relevante. Além disso ela poderá ser feita por um professor, chefe, etc.

O que deve ter no documento?

Para que a carta de recomendação, é necessário

  • Nome completo do trabalhador, do funcionário que fez a carta e da empresa;
  • Idade;
  • CPF de ambos (trabalhador e do gestor);
  • CNPJ da ex empresa;
  • Tempo de vínculo empregatício do trabalhador;
  • Telefone para contato de todas as partes.
  • Assinatura do escritor da carta.

A carta de recomendação é um documento profissional, sendo assim ela deverá não possuir nenhum erro. Portanto revise e arrume todos os erros que poderá vir. Além disso, ela é um documento que deverá ser feito virtualmente, não sendo aceita escrita a punho.

Veja também:  Motivação no trabalho: 10 dicas para ter sucesso

O interessante é que nela seja dito somente sobre suas qualidades e crescimentos, esquecendo um pouco o lado que deve ser melhorado.

carreira e profissão carta de recomendacao corpo
vector created by pch.vector

 

Em que momento usar?

Você poderá enviar o documento junto ao currículo,  mas, se você deseja ter certeza de que o documento será lido, você poderá entregar na data da entrevista.

Além disso, você pode usar a carta para realizar intercâmbios, trabalhos voluntários, assim como estágios, para começar já com uma ajudinha de avaliações passadas sobre seu posicionamento.

É obrigatória a apresentação da carta de recomendação?

A carta de recomendação não é obrigatória no Brasil. Contudo, no caso de intercâmbios ou para trabalhos e viagens fora do país, ela é quase que obrigatória, pois sem ela, você será recusado.

Isso porque a carta irá dizer mais sobre você, ainda por vista de outra pessoa. E ao te conhecer e encontrar as mesmas similaridades, a empresa saberá o quão real as informações que você traz contribuem.

Embora ela não seja obrigatória, ela ajuda bastante e traze-la sempre acarretará em uns pontinhos a mais em sua apresentação a qualquer empresa.

Links Patrocinados

Agora você sabe tudo sobre a carta de recomendação, precisando apenas procurar alguém para faze-la. Mas lembre-se, quanto mais fácil, maiores as chances de alguém fazer, por isso, monte seu próprio modelo e peça apenas para preencher.

Feito isso, você aumentará suas chances na entrevista de emprego, agora espere o retorno do RH. Enquanto isso você poderá inscrever seu perfil em outras Vagas de Estágio.

E mais, caso você deseja ficar atualizado sobre mais informações sobre profissões e entrevistas de estágio siga-nos no Instagram, Facebook e no Twitter.