Contratação: Saiba seu desempenho na entrevista

//
Propaganda

Acabou de fazer uma entrevista de emprego, contudo não sabe se foi bem ou não nela? Existem alguns sinais que podem mostrar seu desempenho na entrevista. Assim você poderá ter chances na contratação.

Entrevistas de emprego podem ser bastante estressante, principalmente se você não tem certeza de que acontecerá uma contratação.

Assim acabamos por ficar ansiosos e em alguns casos perdemos noites de sono. Contudo existem alguns sinais que acontecem na entrevista que podem dizer sobre o seu desempenho.

Para isso será necessário que você lembre de toda a entrevista e observe os seguintes pontos para saber suas chances de contratação:

 

Como saber se fui bem na entrevista

 

1. Você não foi eliminado na primeira fase da entrevista

Na maioria das vezes, na entrevista, são eliminados candidatos no momento que a entrevista está acontecendo. Assim, se você não foi dispensado nessa primeira etapa, e poderá continuar quer dizer que está dentro da possibilidade de contratação.

Portanto fique atento as perguntas e responda apesar com informações reais. Evite falar demais ou falar muito pouco, pois isso poderá te prejudicar.

 

2. O entrevistador realmente se interessou por você

Na entrevista é necessário que você encante o entrevistador, portanto é fundamental que ele se interesse. Assim você perceberá se ele está interessado ou não se ele fizer muitas perguntas para você.

Além disso, tente ser uma companhia bastante agradável, assim, você perceberá que o entrevistador se interessará por você. Contudo você só perceberá isso se reparar bastante no entrevistador.

Portanto analise como ele conversou com os outros candidatos e com você. Veja se ele está contente em conversar com você e se você faz respostas satisfatórias para o que ele procura.

Veja também:  Currículo Simples: 10 Passos pra desenvolver um bom Currículo

 

3. Você manteve o controle emocional na entrevista

A entrevista de emprego trás muitas emoções, assim é normal que os entrevistados fiquem nervosos. Portanto é fundamental o controle de seu corpo nesta situação! Assim evite ficar mexendo partes do corpo sem motivo.

Esse tipo de conduta pode se visto como despreparo e incapacidade, portanto exclua-o. Além disso tome cuidado com suas palavras e com manias de linguagens para que você tenha maiores chances na contratação.

 

4. Você sabia sobre a empresa

Se na hora que era perguntado sobre a empresa você respondeu tudo corretamente, isso é positivo. Portanto certifique-se de que você acertou em todas as informações dadas, para que assim você confirme seu preparo.

Conhecer a empresa na entrevista demonstra interesse pela a vaga e portanto poderá acarretar na sua contratação.

carreira e profissao contratacao corpo
foto criado por yanalya

 

5. Você possui experiência para a vaga disputada

Se você possuir experiências profissionais que acrescentam conhecimento para a vaga disputada, é um bom sinal. As empresas, por mais que não procurem por profissionais experientes, dão preferência a esse tipo de profissional. Assim eles economizam tempo e dinheiro especializando o candidato.

Portanto fale bem de todas suas experiências anteriores, dando ênfase nas suas atividades e o que aprendeu com a experiência.

 

6. Você foi natural na entrevista

Um dos erros mais comuns em entrevistas de emprego, é ir com um argumento já formado. Essa prática pode tirar sua humanidade e lhe tornando um robô. O entrevistador perceberá isso e verá que você não está sendo 100% sincero e sim falando o que decorou.

Na entrevista temos que ser nossa melhor versão, contudo, mesmo assim possuímos defeitos e personalidade. Portanto ao realizar uma entrevista, seja sincero, fale tudo com suas palavras e evite depoimentos decorados.

 

7. Você foi uma pessoa simpática e amigável

Na entrevista você deverá cativar o entrevistador, portanto evite ficar com a cara muito fechada e falar pouco. Na maioria das entrevistas, passa aquele que conseguir tirar melhor proveito da situação. Assim sempre esteja sorridente e receptivo com que conversar com você.

Veja também:  Abono salarial: Entenda tudo sobre seu benefício

Você perceberá que você ganhará muito sendo simpático, pois você ganhará pontos pela facilidade de convivência.

 

8. Bons resultados em testes ou dinâmicas

Na maioria das vezes, em uma entrevista de emprego, são propostos problemas, onde o entrevistado deverá resolver. Você deverá ao máximo evitar saídas clichês ou óbvias, pois isso ganhará grande destaque na entrevista.

Portanto pense bem, fale com todos os membros da sua equipe e tente ao máximo se sair bem na dinâmica em grupo.

Outra dica interessante é fazer o teste de personalidadeAssim você terá um autoconhecimento e confiança para se destacar na entrevista.

A dinâmica de grupo é a parte mais importante quando realizada, e ela garantirá a sua contratação se bem feita e executada.

 

9. Você está confortável e confiante na entrevista

Se na maior parte da entrevista você se sentiu confortável e confiante isso é um bom sinal. Na maioria dos casos, em uma entrevista, ficamos muito nervosos, assim acabamos por errar. Contudo, se você se sentiu bem na entrevista e estava confortável para ser você mesmo isso é ótimo.

Sentir-se assim dificilmente será pelos motivos errados, então ao sentir saiba que tudo está bem. Entretanto tenha cuidado, pois muita confiança pode acarretar em arrogância. Lembre-se de sempre ser humilde e lembrar do seu lugar no mundo.

 

Não fui aceito na entrevista de emprego e agora?

A entrevista aparentemente ocorreu super bem, contudo você não conseguiu a contratação, o que pode ter sido? Bom, cada empresa procura um candidato especifico, e neste caso, talvez você não se adeque.

Contudo não desmotive, procure por uma nova oportunidade e estude bastante para se sair bem na entrevista. Além disso preste bastante atenção na vaga disputada e o perfil dos profissionais desta área. Muitas vezes você conseguirá alinhar-se a vaga desejada e poderá sair-se melhor na entrevista.

Os pontos são infinitos para ser recusado para uma contratação, apenas lembre de ser sua melhor versão. Caso você não receba a contratação, simplesmente não era para ser, e então, procure o local perfeito para você.

2 comentários em “Contratação: Saiba seu desempenho na entrevista”

Os comentários estão encerrado.