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Currículo Simples: 10 Passos pra desenvolver um bom Currículo

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Começará a procurar um emprego, contudo, não realiza a mínima ideia de por onde começar? Bom o currículo simples pode ser o seu primeiro passo! Pensando nisso criamos esta matéria para você saber todas informações necessárias neste documento.

O que é um currículo?

O currículo é um documento profissional que todo indivíduo precisará ter. Ele tem como fundamento todas as informações pessoais, profissionais e de qualificação do indivíduo. Em outras palavras, é um documento que descreve as competências de um profissional.

Assim, para arrumar um emprego é necessário a entrega de um currículo. Desta forma a empresa poderá determinar se o profissional é qualificado para trabalhar na vaga proposta. Contudo, muitas pessoas não sabem fazer esse documento e acabam errando bastante.

Pensando nisso iremos explicar todas informações necessárias dentro de um currículo.

Como fazer um currículo simples?

Esta parte é a inicial, existe um modelo padrão para a criação do currículo que você poderá seguir. Para isso será necessário que você use, de preferência no Word. Deste modo garantirá que ele ficará dentro das normas.

Você poderá utilizar esse currículo como exemplo, mas tente fazer o currículo por conta própria, será de grande importância.

Agora você deverá fazer as seguintes informações:

1 – Formatação

  • Fonte “Arial” número 12.
  • Lembre-se de fazer margem no seu currículo, portanto o mesmo deve ter cabeçalho e rodapé.
  • Use apenas letra preta.
  • Tópicos sempre destacados para ser claro.

2 – Coloque os seus dados pessoais

O começo do currículo deve ser reservado para as suas informações pessoais, pois deve ser a primeira coisa a ser vista. Portanto, coloque no começo do documento o tópico “Resumo”, “Informações pessoais” ou “perfil”. Logo após destaque esse tópico, é muito comum usar a formatação “centralizado” nesta área. Você também pode iniciar direto com o seu nome, como no documento de exemplo.

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Assim o resumo deverá ter as seguintes informações:

  • Nome.
  • Idade.
  • Estado Civil.
  • Local onde mora.
  • E-mail.
  • Telefone.

4 – Determine seu objetivo

A parte que virá em baixo das suas informações pessoais é o seu objetivo. Contudo, o mesmo não deverá ficar centralizado, portanto, deixe a formatação “A esquerda” selecionada a partir de agora.

Como preencher?

Nesta parte você deverá explicar o seu objetivo com a vaga selecionada, assim você deve alinhar seus objetivos com o como essa vaga irá te ajudar. Portanto, veja a onde você deseja chegar profissionalmente e escreva como esta vaga irá contribuir para o alcance de sua meta.

Esse tópico dirá muito sobre você, portanto pense bastante e não deixe que o mesmo ultrapasse 4 ou 5 linhas. Portanto, seja direto, claro e objetivo para que assim você se destaque.

5 – Esclareça suas Qualificações

Nesta área que virá abaixo dos objetivos, você utilizará para descrever suas qualidades únicas como ser. Portanto, deixe bem claro a sua personalidade e individualidade. É aqui que você se tornará único e detalhará qualidades insubstituíveis.

Não deixe que esse tópico passe de 4 a 5 linhas, pois o mesmo deve ser direto, objetivo e claro. Lembre sempre de qualidades que contribuem com o mercado de trabalho e a área em específico, para você ter maiores chances.

Não sabe o que escrever? Faça um teste de personalidade pra te ajudar a se entender melhor.

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foto criado por ijeab

6 – Forneça as suas Formações acadêmicas

Está parte irá iniciar o meio do seu currículo. Nele terá uma das informações mais importantes dele, sendo suas formações acadêmicas.

Portanto, faça em formato de lista sinalizando o que estudou, a onde e por quanto tempo.

Assim você poderá colocar a escola de ensino regular onde você estudou, faculdade e cursos. Desta forma a empresa poderá analisar suas competências e atividades comprovadas, que você tem autonomia em se posicionar.

7 – Descreva as suas Experiências profissionais

Está parte também será o meio do seu currículo. Nela você deverá colocar em formato de lista, suas experiências profissionais, assim você deverá colocar empresa, tempo de trabalho e atividades realizadas.

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A empresa poderá analisar as atividades onde você já possui prática e economizará tempo. Além disso, a empresa poderá entrar em contato com a sua última empresa, para tirar dúvidas sobre você.

8 – Informações complementares

Está área deverá determinar o começo do fim do seu currículo! Nela você deverá colocar todas atividades que você fez na vida. Portanto, se você já fez trabalhos de TCC, apresentações, palestras, trabalho voluntários e etc. Esse é o local perfeito para você especificar.

Utilize sempre experiências que atribuem ao seu currículo e a vaga que você deseja participar. Deste modo quase, certeza que eles irão se interessar.

9 – Releia seu currículo várias vezes

Ninguém é perfeito, portanto, estamos todos sujeitos a falhas. Assim, por mais que você escreva bem revise seu currículo.

Você poderá encontrar erros ortográficos, formatação ou até de informações.

Tire todos os erros, pois qualquer um deles poderá acarretar sua eliminação instantânea na entrevista de emprego.

10 – Imprima alguns e coloque em envelopes ou pasta

Ao entregar um currículo em alguma empresa, é bom certificar que ele chegará em bom estado. Contudo, para isso será necessário prevenções, pois papel é algo bastante frágil. Assim você deverá empastar ou envelopar o currículo.

Esta prática garantirá que seu currículo chegará em perfeitas condições, além de lhe fornecer pontos pelo capricho.

Agora você sabe tudo para mandar bem na sua jornada dupla de trabalho e estudos. Veja mais dicas nosso site.

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