Curso de Arquitetura: Saiba tudo para a sua formação

//
Propaganda

Muitas pessoas, ao redor de todo o Brasil apresentam interesse em realizar o curso de arquitetura, mas você sabe o motivo para esse mesmo curso ser tão conhecido e de certa forma tão desejado por milhares de pessoas?

Bom, existem muitas coisas que fazem com que o curso de arquitetura seja muito procurado, onde essas mesmas coisas e mais algumas informações poderão ser encontradas ao realizar a leitura desse mesmo artigo.

Uma coisa que vale a pena estar lembrando, é o simples fato de que para que você possa ser um arquiteto, é necessário com que você apresente um certo perfil, que deve ser usado como base ao redor de todo o país.

Esse mesmo perfil, se baseia em o interessado no curso ser criativo, e também ter a sensibilidade para realizar planejamentos de ambientes que reflitam uma estética e também as necessidades de cada um de seus cliente.

 

O que faz um profissional formado no curso de arquitetura?

Para aquelas pessoas que não apresentam conhecimento, um arquiteto é basicamente aquela pessoa que fica responsável por realizar a criação de projetos de futuras casas, prédios, empresas, escolas, hospitais e muitos outros espaços.

Onde o seu principal objetivo é oferecer conforto e funcionalidade, para os espaços que são desejados pelos seus clientes, porém o que muitos não sabem, é que quando falamos sobre o que faz um arquiteto, essa profissão vai muito além de apenas desenhar plantas.

Isso pelo fato de que, o profissional em questão deve realizar muitos tipos de escolhas, como quais serão os materiais usados na construção de algo e muitas outras coisas.

 

Algumas informações sobre o curso de arquitetura

Existem algumas informações que devem ser ressaltadas sempre que possível, sobre o curso de arquitetura, que é basicamente a duração do curso, o valor do mesmo e quanto ganha um arquiteto.

Veja também:  Quais as 10 profissões com os maiores salários

Isso pelo fato de que, essas podem ser informações essenciais para você realizar a sua escolha, portanto veja só a resposta para essas mesmas questões:

 

Duração do curso de arquitetura:

A duração concreta do curso de arquitetura é de cinco anos, porém existem algumas empresas que permitem com que os candidatos possam cursar os primeiros semestres de forma integral, fazendo assim com que o tempo se reduza para quatro anos.

 

Valor do curso de arquitetura:

O valor do curso de arquitetura, pode ser considerado um valor variável, o que significa que o mesmo pode sofrer diferentes mudanças. porém as mensalidades começam a partir de R$135,00.

 

Quanto ganha um arquiteto no Brasil?:

Essa dúvida é muito feita, por milhares e milhares de pessoas, e a resposta para ela é simples e clara, um arquiteto no Brasil ganha em torno de R$ 4.823, mas vale a pena estar lembrando que esse valor pode mudar de acordo com a área escolhida, cargo, empresa e diversos outros fatores que influenciam.

 

Quais são as especializações e atividades que um arquiteto deve apresentar?

Bem, entre as milhares de atividades que um arquiteto deve realizar, você poderá observar quais são as principais a seguir:

  • Fazer a coleta de dados e também a criação de projetos de arquitetura em geral;
  • Realizar a criação de diversos projetos, tanto os normais, quanto os em 3D;
  • Acompanhar a compra de materiais que devem ser usados para exercer o trabalho;
  • Visitas às obras;

Já em relação a quais são as áreas de arquitetura que existem no total, é possível se observar é um total de 5 categorias, que são basicamente as seguintes:

 

Veja também:  Curso de Administração: Saiba tudo para a sua formação

Urbanismo:

Nessa especialidade o profissional tem como sua principal função de realizar o planejamento de um certo espaço público, seja em um bairro, uma cidade ou até mesmo uma região.

 

Arquitetura verde:

A Arquitetura Verde, que também é conhecida e pode ser chamada como/de Arquitetura Sustentável, se baseia em um direcionamento dos projetos que são arquitetônicos para diversas estruturas, como por exemplo: edifícios, casas e outras construções que apresentem um formato ecologicamente viável.

 

Paisagismo:

O Paisagismo está de uma forma direta, relacionado à recomposição daqueles espaços que são geográficos, tentando sempre, torná-los de alguma forma mais harmônicos e também sempre tentando proporcionar bem-estar às pessoas que habitam ou frequentam os mesmos ambientes.

Carreira e Profissão Curso de arquitetura corpo
photo created by freepik

 

Comunicação Visual:

A Comunicação Visual está sempre relacionada com a parte que é visível de um certo ambiente. Onde o profissional que trabalha nessa área, tem como seu principal objetivo organizar fluxos, identificar pontos e até mesmo setorizar espaços, pelo fato de que essas são algumas maneiras consideradas possíveis de aplicar a proposta da área na Arquitetura.

 

Arquitetura Industrial:

Mesmo que essa área não apresente um grande conhecimento, a Arquitetura Industrial apresenta uma grande área de atuação, projetando assim todas aquelas etapas de um processo produtivo, em conjunto com o especialista da mesma área.

 

Universidades mais famosas de arquitetura

As universidades de arquitetura mais famosas no Brasil, são as seguintes:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade de Brasília (UNB)

 

Empresas de maior destaque

Já em relação as empresas de arquitetura que apresentam um maior destaque ao redor do Brasil, são as seguintes:

  1. Felipe Hess
  2. Isay Weinfeld
  3. Apiacás
  4. Studio Arthur Casas
  5. Ar Arquitetos

Todas essas empresas contratam profissionais formados no curso de arquitetura.