Dinâmica de Grupo: 9 Dicas pra você se destacar

//
Propaganda

Tem uma entrevista marcada e está se preparando para fazer tudo corretamente? Bom, a dinâmica de grupo pode ser uma das etapas mais importantes do processo de entrevista. Assim é importante saber como desenvolver a dinâmica e o que entregar!

A dinâmica de grupo nada mais é que uma atividade distribuída pelo entrevistador para entender a sua forma de pensar. Assim ele te dará um problema na qual você deverá em pouco minutos encontrar uma solução.

Em alguns casos elas são feitas individuais e em outras em grupo, contudo ambas devem ter uma ótima execução e desfecho. Contudo, para se sair bem na dinâmica existem algumas dicas que podem ajudar, sendo elas:

 

Como me sair bem na Dinâmica de Grupo

 

1. Estude sobre a empresa

A primeira coisa que você deverá ter em mente, é sobre a visão, valor e missão da empresa na qual você trabalha, assim você poderá conduzir o resultado a algo que tenha haver com a empresa. Além disso, em alguns casos a dinâmica de grupo é dada em cima de um problema que existe na empresa, portanto é importante conhece-la.

Além de te ajudar na dinâmica de grupo, conhecer a empresa irá te ajudar em vários pontos da entrevista de emprego. Portanto ao chegar na entrevista, tenha em mente o tipo de empresa que você está lidando e a melhor forma de se portar a ela.

 

2. Autoconhecimento

Se conhecer é uma arma fenomenal, portanto lembre-se de se estudar bastante, assim você saberá controlar seus impulsos e saberá onde você tem mais facilidade em destacar. Além disso com o autoconhecimento você poderá usar todas as suas qualidades e conseguir controlar seus defeitos de uma forma melhor.

Veja também:  Programa de Estágio CIEE: Como se inscrever

Ainda mais, dependendo da dinâmica de grupo, o autoconhecimento poderá te ajudar bastante, não só para solucionar o problema, mas também para lidar com os outros candidatos. Assim você terá maior maturidade e confiança na entrevista, podendo chegar a resultados mais autênticos e dentro do esperado.

 

3. Empatia

Conhecer as dificuldades e limitações de seu colega de dinâmica de grupo pode ser uma arma fenomenal, assim você em pouco minutos deverá reparar em todas as pessoas do seu grupo. Veja a maneira de falar, vestir, se elas está tremendo, se mexendo muito e etc. Perceber as emoções conflitantes em seu colega poderá te ajudar a mascarar.

Assim ao perceber as dificuldades tente encontrar uma solução confortável a todos, assim o seu grupo terá maior harmonia e vocês poderão chegar no melhor resultado.

 

4. Paciência é uma dádiva

A paciência pode ser a sua maior arma em uma entrevista, portanto use-a. Com a paciência você aprenderá a ouvir mais e assim terá melhores respostas para entregar. Portanto lembre-se que você também está analisando a empresa e mantenha a calma. Além de você conseguir pensar melhor, você não terá manias de estresse que acarretam em pontos negativos na entrevista.

Além disso a paciência é um estado que temos que treinar não só para a entrevista, e sim para tudo em nossas vidas. Portanto treine esse hábito em vários lugares, para que na hora da entrevista isso seja algo natural de você. Desta maneira você não se desesperará e saberá resolver a dinâmica de grupo no tempo proposto.

carreira e profissao dinamica de grupo corpo
photo created by katemangostar

 

5. Comunique-se com clareza e confiança

É muito comum em entrevistas ficarmos na defensiva, contudo tome muito cuidado. Ficar no modo defensivo poderá fazer você ter vergonha até mesmo de comunicar, assim deixando dúvidas em suas respostas. Lembre-se de pensar antes de falar, portanto não ligue de demorar 2 ou 3 segundos para responder uma pergunta.

Lembre-se de pensar tudo com bastante clareza e responder no mesmo tom. Desta maneira você terá confiança e saberá conduzir o seu grupo para a melhor solução. Além disso você perceberá que todos irão te ouvir, pois você fala bem e com certeza.

Veja também:  13º Décimo Terceiro Salário: Saiba como calcular este benefício

 

6. Aceite o desafio proposto

Em muitos casos, acontecem de os candidatos ao invés de fazerem a dinâmica de grupo ficar reclamando sobre a mesma, debochando, achando inútil. Portanto ao ser sugerido essa atividade, aceite-a de bom grado. Desta maneira você não perderá tempo falando sobre o problema e sim procurando uma solução.

Além disso, se possível até alegre-se de receber a atividade, faça-a com empolgação, pois tudo que é feito com amor, é melhor resolvido.

 

7. Não seja clichê

Muitas pessoas, por preguiça de pensar, preferem optar por soluções óbvias na dinâmica de grupo. Apesar de não ser errado, isso poderá ser sem graça. Assim se outro grupo fizer uma melhor apresentação eles terão maiores chances de ficarem com a vaga.

Portanto, se você desejar se sobressair na entrevista, será necessário pensar em ideias novas. Desta forma saia da zona de conforto, misture as ideias dos colegas e tente chegar em algo inovador.

 

8. Treine

Para chegar ao nível de conforto necessário em uma entrevista é necessário muita prática. Portanto, dificilmente você passará na primeira entrevista que fizer. Contudo não desanime, lembre-se de treinar em casa sobre dinâmica de grupo e principais perguntas usadas na hora da entrevista de emprego

Desta forma você garantirá a sua naturalidade na hora da entrevista e assim poderá ser contratado pelo profissionalismo.

 

9. Divirta-se com a dinâmica

Normalmente as dinâmica de grupo acabam sendo bastante divertidas e mudam um pouco o clima da entrevista. Assim lembre-se de ficar animado e se divertir enquanto faz o seu trabalho. Além de você conseguir chegar em um resultado melhor, você ainda ganhará ponto pela postura positiva.

Pessoas positivas e alegres são sempre bem vistas e isso poderá te ajudar na entrevista.