loader image

Diversidade no Trabalho: A inclusão social no trabalho

Links Patrocinados

A diversidade no trabalho ganhou um enorme peso nos últimos anos devido a globalização. A consciência da humanidade sobre novas maneiras de viver e de seres humanos cada vez mais diferente vem ganhando força.

Assim é muito comum vermos negros, mulheres, gays, transsexuais, etc trabalhando. Na Televisão principalmente, é o local onde mais encontramos pessoas diversas e diferentes apresentando jornais, fazendo novelas e etc.

Devido a isso a inclusão social vem aumentando, onde todos se sentem mais representados e capacitados para realizar os seus sonhos.

 

A diversidade

A luta da diversidade está perpetuando a muitos anos, começando sempre pela a classe mais pobre. Historicamente convivemos com isso o tempo todo, onde mulheres lutaram pelos seus direitos os negros e atualmente a classe LGBTQ+.

Embora muitas dessas batalhas tenham acabado, hoje, ainda enfrentamos muito preconceito, machismo, homofobia, etc.

É uma luta interminável, mas que aos poucos todas essas classes vão ganhando o seu espaço, de grão em grão.

 

Leis a favor da diversidade no trabalho

Hoje temos muitas leis que favorecem esse público, onde em muitos lugares são exigidas cotas raciais por exemplo.

Contudo nem todos possuem esses direitos, e alguns possuem mais do que outro, o que chamamos de privilégios. Um homem, branco e hétero por exemplo possuí muitos privilégios, onde ele dificilmente será rejeitado ou negado por algum lugar ou pessoa.

Sendo assim foram criadas diversas leis para contribuir com a inclusão social e diversidade no trabalho, sendo elas:

  • Cotas Raciais.
  • Licença maternidade.
  • Direitos LGBT no Brasil.
  • Cotas para deficientes.
  • Jovem Aprendiz.

Enfim, todas essas leis que obrigam empresas ou pessoas a contratarem pessoas mais diversificadas possível.

 

As vantagens da diversidade no trabalho

Com a diversidade no trabalho é possível você acertar em diversos aspectos, pois você terá uma equipe formada por diversas pessoas diferentes e com realidades diferentes. Assim você conseguirá captar mais pessoas, pois você terá uma equipe que contam com diversas realidades.

Veja também:  Carta de recomendação: Afinal pra que serve? Quando solicitar?

Sendo assim, com a diversidade no trabalho você poderá ter muitas vantagens como:

Links Patrocinados

 

1 – Uma equipe que está antenada a tudo

Quanto mais diferente a sua equipe, mais assuntos distintos são reconhecidos dentro da sua empresa. Um vai saber sobre homossexualidade, outro sobre finanças, outro como é ser pobre no Brasil e etc.

A diversidade no trabalho abrirá um leque infinito, onde além das atividades do trabalho, cada profissional terá sua bagagem de vida para atribuir.

 

2 – Menos injustiças

Ter um ambiente diverso irá fazer com que todos entendam como vida é difícil, sendo assim a injustiça aparecerá mais. Devido a batalha sobre os direitos, todos querem paz, sossego e se sentir bem.

Sendo assim ficará muito mais fácil, devido as diferença, estipular leis e regras que funcionam, pois as regras deverão ser a respeito ao trabalho e nada a mais.

 

3 – Maior aprendizado

Quanto mais diferente as pessoas, maiores as possibilidades de aprendizado. Com que um aprende ele ensina, e esse ciclo é infinito.

Eu não preciso passar por todas as situações para aprender como as coisas acontecem. Aprender com a experiência alheia é muito gratificante e enriquecedor, além de nos trazer uma empatia enorme com a dor e sofrimento do outro, e claro com suas conquistas também.

carreira e profissao diversidade no trabalho corpo
Vetor criado por freepik

 

4 – Quebra do preconceito

Formar uma diversidade no trabalho é ótimo para quebra do preconceito. Todo preconceito surge, pela a impressão de algo que é incorreto.

O preconceito é algo que nunca irá sumir, pois o mesmo é a reação sobre o não entendimento sobre algo. Sendo assim, ao aparecer algo novo, muitos, os que não entendem, irão ter preconceito com aquilo, pois não sabem lidar com aquela informação.

Veja também:  Inteligência Emocional - Descubra como aplicar na sua vida!

Contudo, ao trabalhar com pessoas diversas, essa falta de informação irá sumindo, e assim entenderemos a situação. Assim, não iremos mais discriminar e sim entender a situação, para depois debate-la.

 

Movimentos de inclusão social

A luta pela a diversidade é presente na história da humanidade desde sempre. Temos o costume de criar uma hierarquia, onde o rei está no topo e todos os subordinados vão ficando logo a baixo.

Desta forma fica impossível ser justo e encontrar o meio termo. Contudo, conforme fomos crescendo e entendendo o mundo, fomos lutando pelos nossos direitos, onde hoje fazemos diversas atividades para a diversidade no trabalho e no mundo.

Sendo assim considere:

  • O dia da mulher.
  • O carnaval.
  • O feminismo.
  • A parada gay.
  • O dia do negro.

Enfim, são diversos os movimentos, que hoje, nunca mais se interrompem.

 

Lidando com o preconceito no trabalho

Hoje aceitar a diversidade é lei, pois temos diversos países e continentes que provam como a vida é diversa. Desta forma aprendemos que existem diversas outras formas de se viver e que o que importa é ser feliz com nossas escolhas.

Contudo devemos nos atentar, pois muitas pessoas ainda são bastante tóxicas e abusivas no trabalho, nestes casos devemos aprender a nos defender!

Lembre-se que todo humano DEVE ser respeitado, isso não deve ser escolhido ou pensado, é um dever de todos. Sendo assim, caso você se sinta injustiçado, ou sofrendo preconceito procure os seus direito.

Para saber sobre os Direitos Humanos que você poderá recorrer Clique aqui.

1 comentário em “Diversidade no Trabalho: A inclusão social no trabalho”

Os comentários estão encerrado.