Entrevista de Emprego: 10 Dicas para você mandar bem

Conseguiu a sua tão esperada entrevista de emprego, contudo está inseguro por não saber o que fazer ou como agir? Pensando nisso criamos este artigo para que você possa ter uma noção sobre como se portar na entrevista de emprego.

Links Patrocinados

A maneira de somo agir em uma entrevista de emprego é uma pergunta bastante questionada principalmente por jovens. Embora tenhamos que ser autênticos, existem algumas regras mínimas que devem ser seguidas para que sejamos vistos positivamente pela a empresa.

Assim, você deverá atentar-se aos mínimos detalhes e ser a melhor versão sua que você puder ser.

Por mais que seja óbvio para você de como deverá se portar na entrevista, existem muitos erros muito comuns feitos na entrevista, que acarretam na exclusão do candidato. Portanto atente-se e tome cuidado para que todos os pontos a seguir sejam pensados na entrevista.

 

O que é uma entrevista de emprego?

A entrevista de emprego nada mais é que o momento onde a empresa fará o primeiro contato direto com o possível funcionário. Assim podendo conhece-lo melhor e também dando a oportunidade do possível funcionário conhecer a empresa.

Neste momento será pontuado sua qualificações, dificuldades e pontos a melhorar. A entrevista servirá de filtro para que você, através de algumas etapas, possa ficar alinhar com o perfil da empresa e assim sendo contratado.

 

As 10 dicas de como ir bem em uma entrevista de emprego

 

1. Chegue no horário da Entrevista de Emprego

Essa é a primeira regra na qual você deverá se atentar, portanto preste bastante atenção no horário da entrevista. Além disso aconselhamos que você estude sobre o endereço, para certificar que chegará a tempo.

Portanto se for preciso vá até o local da entrevista um dia anterior, para que você decore o caminho. No dia da entrevista, saia com a pretensão de chegar ao local desejado com 1 hora de antecedência.

Desta maneira você garante que chegará a tempo mesmo se ocorrer algum imprevisto no caminho.

 

2. Vista-se adequadamente

O primeiro ponto a ser visto pelo entrevistador é a maneira na qual você deseja ser visto pela a sociedade. Em outras palavras, você deve saber como se vestir para uma entrevista de emprego.

Em muitos casos as empresas se importam muito com a aparência de seus funcionários, portanto use roupas com cores neutras e que cubram ao menos 75% de seu corpo.

Além disso lembre-se de usar sempre uma roupa limpa, cheirosa e sem rasgos ou manchas.

 

3. Seja simpático e educado

Pessoas simpáticas e educadas sempre ganham pontos no ambiente empresarial, assim, lembre-se sempre de usar palavras como “por favor”, “obrigado”, “Com licença” e “de nada”  a todo momento.

Veja também:  Rescisão de Contrato de trabalho: Aprenda a calcular este benefício

Além de trazer pontos positivos por conta de sua conduta, a mesma facilitará no seu trabalho, onde sua companhia será considerável agradável mesmo em situações complicadas.

Essas duas características ganham muitos pontos, onde transmitem que o portador possui um ótimo domínio de seu emocional e auto controle de suas atitudes. Além disso todos gostam de serem tratos desta maneira, portanto ao usar a educação as chances de receber o mesmo tratamento é muito maior.

Carreira e profissao entrevista de emprego corpo
foto criado por cookie_studio

 

4. Olhe nos olhos do entrevistador

Você deve ficar atento a entrevista de emprego e leva-la muito a sério, portanto olhe nos olhos do entrevistador para manter um contato visual, e logo prestar atenção a tudo que ele fala.

Esta prática além de te ajudar a absorver todas as informações soltadas pelo o entrevistador, também lhe dará pontos de honestidade, atenção e seriedade.

Além disso, olhar nos olhos das pessoas enquanto elas falam é uma maneira de respeita-la, portanto além de você melhorar sua aprendizagem sobre a situação, fará com que o entrevistador te leve em consideração.

 

5. Cuidado com o linguajar

No nosso dia a dia vamos conversando da maneira na qual achamos melhor expressar nossos pensamentos, sentimentos, etc. Contudo, algumas palavras que usamos são “proibidas” na entrevista.

Assim, mantenha o seu autocontrole para todo tipo de gíria, palavrões e manias de linguagem. Portanto evite essas palavras, para que assim você demonstre seu domínio pelo seu corpo e as coisas que você faz.

Por mais que você perceba que o entrevistador usa essa linguagem ou outras pessoas na entrevista, evite. Você poderá cair em uma armadilha e perder a sua vaga por ser informal demais. Portanto desista de qualquer palavreado informal ou muita intimidade com o entrevistador.

 

6. Cuidado com a sua postura corporal

Muitas pessoas, ao participarem de uma entrevista de emprego esquecem que não estão no ambiente da sua casa, onde não seremos julgados e assim acabam sentando da maneira que querem.

Contudo essa prática poderá ser bastante negativa, então lembre-se de sempre sentar com uma postura ereta e formal, independente do tempo que a entrevista demore.

Ainda mais, evite ficar com braços cruzados, chacoalhando a perna ou qualquer coisa que mostre sua impaciência, insegurança ou relaxo. A entrevista de emprego serve para ver como você funciona dentro do ambiente empresarial. Portanto se você transparecer qualquer sentimento de inquietação isso poderá impactar negativamente na entrevista.

Veja também:  Programa de Estágio Lopes: Veja como participar

Você poderá ver mais dicas sobre sua postura em entrevista de emprego clicando aqui.

 

7. Seja bastante prestativo

Na entrevista de emprego o melhor candidato ganhará a vaga, assim, você deverá ser a sua melhor versão e fazer tudo o que é possível dentro de seu alcance. Portanto lembre-se sempre de ser uns dos primeiros a se voluntariar, converse com os outros candidatos e queira realmente entender tudo sobre o ambiente onde você está.

Ótimos profissionais são reconhecidos por conhecer perfeitamente tudo sobre as suas atividades, sendo assim, dentro do mercado de trabalho o contato com os parceiros de equipe é fundamental. Pois faz com que todas as atividades acabam se tornando de todos os profissionais, por estarem cientes. Sendo assim conhecer o ambiente onde você convive é de grande ajuda.

 

8. Não seja pessimista

Na entrevista de emprego você deverá aprender a olhar tudo de forma positiva, portanto ao ser proposta uma situação na qual você tem problemas, tente sempre ver o lado positivo. Desta maneira você ganhará pontos de conseguir tirar proveito de qualquer situação e assim aprenderá muito mais e lamentará muito menos.

Está prática deve ser relevada a todo momento que for perguntado sobre empregos passados, cursos ou qualquer experiência anterior a essa da entrevista. Além disso você perceberá que conseguirá ver o lado positivo em qualquer ambiente, e assim aprenderá muito mais.

 

9. Faça perguntas que te interessam

Na entrevista de emprego você deverá lembrar que não só a empresa está estudando sobre você, mas você ela. Assim não tenha vergonha, faça todas as perguntas que realmente lhe interessam.

Muitas pessoas, por se sentirem na defensiva ou com vergonha esquecem de perguntar até quanto irão receber. Portanto lembre-se que você também está procurando um bom emprego e portanto deverá receber o que precisa.

Assim faça todas as perguntas que te interessa, pergunte sobre o horário de trabalho, salário, comportamento da equipe de trabalho, o que você irá aprender com a vaga e porque a empresa seria uma ótima opção para sua jornada.

 

10. Estude Sobre a empresa

O erro mais comum dos candidatos é não estudar à respeito da empresa em que se candidatou à vaga. Pesquise antes mesmo de se candidatar a vaga, pois você pode acabar sendo contratado para trabalhar onde você não se sente bem.

Pesquisar informações sobre a empresa poderão te ajudar a se destacar durante a entrevista. Pense nisso!