Liderança: Saiba as 12 vantagens dessa qualidade

Todo ser humano possuí qualidades e defeitos, contudo, no ambiente de trabalho algumas qualidades e defeitos são mais vistas que outras. Isso ocorre também com a liderança, onde hoje é uma característica bastante procurada.

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A liderança é uma qualidade que trás diversas outras qualidades junto a ela. Sendo assim, fica muito difícil de alcança-la, sendo assim será necessário alcançar também outras qualidades.

 

A liderança

A liderança sempre existiu, contudo a mesma começou a ganha essa força na década anterior. Conforme as empresas foram evoluindo, e as pessoas também, foi notado que uma boa relação é o pilar fundamental para um bom trabalho.

Sendo assim a liderança ganhou sua visibilidade, onde com ela você facilitará sua convivência com as pessoas, além de saber instiga-las e aprimora-las.

A liderança significa estar na frente, em todos os sentidos, contudo não como se fosse uma corrida, mas como se fosse um professor, que ensina a todos a melhorar enquanto também aprende.

Um líder não é necessariamente a pessoa mais inteligente do grupo, mas é a pessoa que faz com que seu grupo todo funcione.

 

As vantagens da Liderança

A liderança possuí diversas qualidades, que se usada corretamente, fará você e sua equipe desenvolver muito. Sendo assim considere as principais qualidades da liderança:

 

1 – Empatia

Um bom líder, deverá ter muita empatia! Isto ocorre, pois o líder tem que estar atento ao que acontece com todos os membros.

Desta maneira, ele consegue reformular o ambiente de trabalho, para que aquela pessoa se sinta mais acolhida e amada. Assim o ambiente ficará muito mais leve e acolhedor para todos os membro, onde, como resultado, irá entregar mais sobre o seu trabalho e atividades.

Entender o outro é o primeiro passo para a liderança, pois você saberá se colocar naquele lugar e saber como as coisas funcionam ou devem funcionar.

 

2 – Colaboração

Um bom líder, ao contrário do chefe, não dita ordens e sim colabora para a facilitação de sua equipe. Sendo assim, o líder não irá apenas atribuir mais trabalho, como também irá ajudar para que esse trabalho fique mais fácil, rápido e dinâmico.

Não só isso, um bom líder além de colaborar, precisa implementar esse ideal em toda a sua equipe. Assim, todos no grupo terão noção de como funciona a liderança do grupo, e ajudará o máximo possível todos ali.

 

3 – Motivação

Além dos mencionados a cima, um bom líder é uma pessoa que sabe motivar os seus membros.

Todos temos momentos onde nos sentimos desvalorizados, não amados ou estagnados. Desta forma o líder precisa deixar bem claro os objetivos e metas, para que todos os membros se sintam motivados.

Além disso, é importante que o líder saiba valorizar cada um de seus membro, deixando claro sua importância e individualidade no grupo.

Nossas diferenças nos fazem únicos e estranhos, mas se feito corretamente essas diferenças é o que nos torna mais confiantes e completos.

Para saber mais sobre motivação no trabalho clique aqui.

Veja também:  Recursos Humanos: Saiba quem te contrata

 

4 – Responsabilidade

Obviamente, para se ter uma ótima liderança será necessário ter muita responsabilidade. Isso porque cuidar de outras pessoas e de suas próprias atividades não é algo muito fácil.

Sendo assim, o líder tem que saber tomar responsabilidades, por mais que não sejam dele. As responsabilidades é algo que o líder procura pra si a todo momento, para que todos os problemas sejam solucionados ao chegar em suas mãos.

Além disso, o líder sabe que a falha de um membro no grupo é a falha de todos, portanto tudo é obrigação de todos.

 

5 – Vínculos

Desenvolver uma amizade com todos os membro dos seu grupo também será uma das peças principais para ser um bom líder.

Com amizade, não queremos dizer que o líder tem que ser super amigo e com várias coisas em comum com seus membro. Contudo, ele deverá ser amigável com todos, onde possua assunto e interesse sobre os interesses do outro.

Desta forma não só aprendendo sobre a pessoa, mas também aprendendo com ela, sobre suas diferenças e possibilidades de se viver a vida.

 

6 – Determinação

Não é um trabalho fácil ser um líder! Desta forma se você deseja manter um bom trabalho de liderança será fundamental a determinação.

Quase nada muda da noite para o dia, principalmente as pessoas e seus costumes, desta forma é necessário testes, prática e muita analise.

Uma hora as coisas se encaixam, e você encontrará o caminho para o resultado que deseja. Por isso a determinação é uma das chaves.

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7 – Estratégia

Após analisar o que dá e não da certo, o que funciona e não funciona, será necessário realizar um estratégia. Agora, você deverá unir todos os pontos e fazer com que tudo funcione.

Desta forma você deverá alinhar uma estratégia de trabalho. É nesse momento que você vai separa as funções, atividades, o que cada um vai fazer e quem trabalharia bem com quem.

A estratégia é umas das chaves para se conseguir uma boa liderança, pois é através dela que todos irão saber os objetivos, e terão fé neste trabalho.

 

8 – Ser ouvinte

Ficar falando e dando ordens é muito fácil, contudo é muito difícil você ouvir a dor ou problema do outro. Neste caso, se você deseja ser um bom líder será fundamental você saber ouvir a todos.

Ouvindo o outro você saberá o que ele sente, o que ele precisa, os relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, andamento das atividades e aprender, assim tudo irá se encaixar.

Ouvir é uma das chaves mais importantes, pois é com ele que você ficará atento a todos os problemas e pensar em uma solução.

 

9 – Familiaridade

Por mais estranho que isso seja, é muito importante você encontrar familiaridades nas pessoas com quem você trabalha e entre eles.

A familiaridade irá fazer com que a sintonia do lugar e das pessoas evolua. Assim as pessoas se sentirão em um ambiente mais acolhedor, onde elas sabem que poderão falar sobre determinados assuntos.

Veja também:  Regras de comportamento do mercado de trabalho

A familiaridade irá criar vínculos, onde será muito mais fácil para se desenvolver o trabalho. Essa familiaridade não tem haver com parentesco, portanto não confunda, familiaridade é apesar uma semelhança, conforto, onde a pessoa poderá perceber o ambiente e os limites onde poderá chegar.

 

10 – Desista do julgamento e se agarre ao entendimento

Julgar uma pessoa é a melhor maneira de afasta-la. Faça esse teste, chegue em uma pessoa, e comece a julga-la, falar o que você acha sobre ela, o que ela aparenta, sendo julgamentos positivos ou negativos.

A pessoa poderá tentar te convencer no inicio, contudo a conversa irá se tornar desgastante. A prática de julgar, é a de apontar os dedos para falar que uma pessoa e de tal jeito devido a uma impressão, contudo todos estão em constante mudança, onde o meu pensamento será diferente a de 2 segundos atrás, então julgar será problemático.

Somos constantes, onde a cada momento somos uma nova pessoa, com novos conhecimentos e aprendizados.

Sendo assim evite o julgamento, evite rotular uma pessoa devido a sua conduta, e apenas entenda. Porque aquela pessoa fez isso naquele determinado momento? O que ela estava sentindo? O que ela estava passando?

Esta prática irá fazer você não rotular e colocar a pessoa dentro de uma bolha e sim entender a fase na qual ela está e como solucionar esse problema.

 

11 – Seja uma equipe

Um líder só é um líder pois o mesmo possuí uma equipe na qual ele consegue comandar. Isso ocorre pois ele é o que mais possuí conhecimento sobre os processos do trabalho e conhece melhor a equipe,

Desta forma, para uma boa liderança você deverá aprender unificar o coletivo, onde todos são um e precisamos arrumar todas as falhas, alinhando um objetivo em comum a todos.

Desta forma reconhecendo cada um como individuo que complementam um todo, cada um com suas atividades, dificuldades, qualidades, coisas a aprender e coisas a atribuir.

 

12 – Resolução de conflitos

Conflitos sempre vão ter, em um grupo bem ou mal estruturado. Somos diferentes e essas diferenças muitas vezes podem chegar a extremos.

Neste caso o líder deverá saber jogar direito, pois dependendo da gravidade, pode causar sequelas irreparáveis. Sendo assim o líder deve ser paciente e deixar bem claro a sua intenção de reparo na situação.

Para saber mais sobre resolução de conflitos clique aqui. Além disso, em caso de pessoas abusivas no trabalho, a situação fica ainda mais complicada, onde será necessário uma providência.

Para esses casos leia nossa matéria sobre relacionamento abusivo no trabalho e como resolver clicando aqui.

 

Qual meu tipo de liderança?

Enfim, cada pessoa possuí sua habilidade e dons naturais, contudo, para entender melhor o tipo de líder que você pode ser, aconselhamos fazer este teste.

Assim você entenderá melhor o seu tipo de pensamento e quais são suas qualidades, a fim de tomar uma iniciativa e descobrir qual o tipo de liderança você poderá guiar.

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