11 Passos para desenvolver seu Marketing Pessoal no mercado de trabalho

//
Propaganda

Está ouvindo dizer sobre marketing pessoal no trabalho, contudo não faz a mínima ideia do que seja? Nós do Carreira e Profissão pensamos nisso e vamos te explicar direitinho o que é essa ferramenta.

 

O que é Marketing Pessoal?

O marketing pessoal é uma ferramenta de autopromoção profissional ou pessoal. Você já viu aquelas pessoas que parecem perfeitas no trabalho? Provavelmente ela investiu em seu marketing pessoal.

O marketing pessoal tem como fundamento a promoção pessoal para alcançar o sucesso profissional desejado. Em outras palavras, são normas de condutas, que você seguirá, para ter sua reputação dentro da empresa.

Sendo assim ele é fundamental para o mercado de trabalho, principalmente ao fazer uma entrevista de emprego.

 

Como fazer um Marketing Pessoal?

Para fazer um marketing pessoal é necessário bastante atenção e seriedade. Lembre-se que o mesmo é para o mercado de trabalho e deve ser o mais formal possível. Sendo assim para um marketing pessoal de sucesso é necessário algumas características, sendo elas:

 

1. Autoconhecimento

Esse aspecto é o elemento chave para a construção do seu marketing pessoal. Portanto invista no seu autoconhecimento. Desta forma você aprenderá suas maiores qualidades e desafios e assim usará a seu favor.

Além disso, ao se conhecer profundamente, você ganhará mais confiança em si mesmo. Deste modo você poderá expressar suas ideias exclusivas e poderá alinhar o tipo de imagem que deseja ter.

 

2. Determine como você quer ser visto

Para que você consiga alcançar sua meta no marketing pessoal é necessário determinar uma meta. Portanto pense qual o tipo de reputação que você deseja ter, pelo que quer ser reconhecido.

Depois disso alinhe o que é preciso para que você seja visto desta forma e depois é só colocar a mão na massa.

 

3. Humildade

A primeira coisa que você terá que trabalhar é a sua humildade. Isso não quer dizer que você não deva saber o seu valor. Contudo, você não deve diminuir ninguém enquanto faz sua boa reputação. Desta maneira lembre-se que ninguém é melhor do que ninguém.

Veja também:  Motivação no trabalho: 10 dicas para ter sucesso

A humildade é uma característica muito poderosa se usada corretamente. Portanto lembre-se sempre de pontuar o seu valor na empresa, sem diminuir seus colegas de equipe.

 

4. Educação

Seja sempre muito educado ao falar com alguém. Portanto palavras como “por favor”, “desculpa” e “obrigado” devem está sempre sendo ditas. Além de tratar todos como você gostaria de ser tratado, respeito gera respeito e assim você será mais respeitado.

Contudo, por mais que alguém seja grosseiro com você, rebata isso com muita educação e inteligência. Desta forma o agressor se sentirá mal e você o ensinará uma lição. Essa atitude pode gerar um resultado positivo, onde você irá conquistar mais uma pessoa.

 

5. Fale firme e com confiança

É importante que você pense antes de falar, e preste atenção no que está sendo dito. Muitas vezes por não notarmos em nossa fala ela pode parecer duvidosa ou incerta, o que tira a segurança de todos.

Deste modo tenha uma boa presença na sua voz, fale de uma maneira para que todos te entendam e tenha confiança no seu ponto de vista.

 

6. Evite má publicidade

O marketing pessoal consiste em formar uma boa imagem do individuo. Em outras palavras, você deverá ter o mínimo de má publicidade possível. Portanto tente ao máximo excluir os problemas da sua vida pessoal da profissional.

Além disso é importante que você evite mentir, julgar, fofocar, criticar sem intuito de melhorar outras pessoas. Tente sempre ter atitudes diplomáticas, pacificas e construtivas para que você seja sempre bem visto.

 

7. Liderança

Para um bom marketing pessoal é fundamental saber liderar. Deste modo você deverá entender as limitações dos outros e saber explorar.

Desta forma você saberá explorar o melhor de cada pessoa, motivando-a e dando seu divido espaço. Assim você saberá administrar tarefas e pessoas ganhando pontos por sua habilidade.

carreira e profissao marketing pessoal corpo

 

8. Postura profissional

Para um bom marketing pessoal é necessário ter uma boia postura profissional. Em outras palavras, tente ser o mais formal possível. Assim será necessário que você use roupas dentro dos conformes da empresa, fale sempre educadamente e etc.

Veja também:  Entrevista de Emprego: 10 Dicas para você mandar bem

Para que o marketing pessoal funcione é crucial deixar claro sua posição profissional na empresa. Assim todos entenderão que o seu profissional é daquela maneira, e te usarão de exemplo.

 

9. Fique antenado a tudo

Ficar atento a todas as novidades irá te deixar sempre atualizado de tudo que acontece. Desta forma você saberá se posicionar sobre qualquer situação. Contudo será necessário ter uma relação próxima aos seus colegas de equipe.

Está aproximação fará com que as noticias cheguem mais rápido até você, pois pessoas divulgam informações. Assim sempre tenha contatos em diversas áreas para que assim você saiba tudo que está acontecendo.

 

9. Faça amizades

Como dito acima, fazer amizades é fundamental para o marketing pessoal. Lembre-se que a reação das pessoas que dirão se seu marketing está bom ou não. Desta forma você deverá sempre manter contato com seus colegas de trabalho.

Além disso você criará uma ponte, onde poderá ajudar ou pedir ajuda em momentos de dificuldades.

 

10. Aparência física

Para um bom trabalho de marketing pessoal a sua imagem física também deverá ser trabalhada. Portanto invista em seu guarda-roupa para que você esteja sempre bem vestido.

Todos gostam de pessoas bem cuidadas e vestidas, elas chamam atenção. Desta maneira, o marketing pessoal conta com este ponto.

Você poderá saber mais sobre regras de vestimenta clicando aqui.

 

11. Destaque-se

Para que o seu marketing tenha um real impacto, você deverá aprender a se destacar. Para isso será necessário inovar e ser criativo. Portanto, lembre-se sempre de encontrar a sua maneira de ver as coisas.

Assim, ficará muito mais fácil se destacar, pois você terá ideias novas, únicas e individuais. Ser original é um dos aspectos principais desta ferramenta, então trabalhe.

 

12. Tenha palavra

Por último, não esqueça de ter uma palavra firme e que possam confiar. Por esse modo é importante saber quando oferecer sua ajuda e seus limites, para que você não acabe pegando mais coisas do que deveria.

Cumprir sempre com sua palavra fará com que você se torne alguém confiável e todos sempre poderão contar com você, melhorando assim a sua reputação.

1 comentário em “11 Passos para desenvolver seu Marketing Pessoal no mercado de trabalho”

Os comentários estão encerrado.