loader image

Potencialize sua Aprendizagem: Conheça os Melhores Métodos de Estudo

links patrocinados

Se você está em busca de aprimorar seus métodos de estudo, está no lugar certo! Neste texto, iremos explorar diferentes abordagens que podem revolucionar a forma como você absorve conhecimento.

Descubra estratégias eficazes para otimizar seu tempo de estudo, reter informações de maneira mais eficiente e alcançar melhores resultados acadêmicos.

Desde técnicas tradicionais, como a revisão ativa e a elaboração de resumos, até métodos de estudo mais inovadores, como a aprendizagem baseada em espaçamento e o uso de recursos digitais interativos.

Experimente um desses métodos de estudo e testemunhe como ele pode transformar sua jornada de aprendizado, tornando-a mais envolvente e produtiva. O conhecimento está ao seu alcance, então vamos explorar essas ferramentas juntos!

Como funcionam os métodos de estudo?

Para que você consiga equilibrar as tarefas diárias com o trabalho, os estudos é uma missão bastante difícil.

links patrocinados

Mas necessária, pois o resultado é a manutenção da qualidade de vida e a conquista daquela boa formação.

Mas sabemos que manter uma rotina de estudos depende muito dos horários disponíveis, se vai assimilar e ter facilidade com a matéria.

Além disso, exige muito esforço do propício aluno. Possuímos métodos de estudo para ajudar com estratégias variadas, e para a sua praticidade.

Estudo intercalado

Esse estudo intercalado é a distribuição das matérias em um momento próximo de estudo, em 3 dias você pode estudar matérias de humanas, exatas e também biológicas.

Todas essas opções sem cansar, e garantindo pleno atendimento.

links patrocinados

Para isso, basta separar uma quantidade de proporcional de horas a cada assunto, a ideia é que não passe tanto tempo em apenas uma área de estudo.

Sempre divida os temas conforme os momentos livres que você tiver.

Flashcards

São cartões com perguntas de um lado e respostas do outro. Eles são úteis para revisar e testar seu conhecimento, principalmente para termos e conceitos-chave.

Método Cornell

É um sistema de anotações dividido em três seções: tópicos principais, notas específicas e resumo. Isso ajuda na organização das informações e facilita a revisão posterior.

CP - Como estudar melhor com corpo
CP – Como estudar melhor com corpo

Técnica Pomodoro

Esse métodos de estudo é uma das formas de gestão de tempo, mais conhecida, ela pode ser aplicada com vários objetivos, até mesmo para melhoria dos estudos.

Ótima para a divisão do tempo em blocos cronometrados de 25 minutos de atividades, sempre intercalando com 15 minutos de descanso.

A vantagem desse métodos de estudo é a permissão ao estudante para personalizar os tempos conforme as necessidades, mas lembrando, intercalando os exercícios com os momentos de pausa.

SQ3R Method

Esse métodos de estudo envolve cinco etapas: examinar, questionar, ler, recitar e revisar. Ela incentiva uma leitura ativa, fazendo perguntas, resumindo o conteúdo e revisando-o periodicamente.

Mapas mentais

Esses mapas mentais são direcionados para organizar as informações, tudo isso de forma simples para assimilar.

Tudo isso é realizado com a representação de ideias e conceitos a partir de um tema central.

Esse  métodos de estudo favorece a compreensão e a resolução de problemas, e beneficia a memorização e também o aprendizado.

O primeiro passo começa com a anotação e desenhos da ideia que será o tema central.

Crie sempre o número de ramificações que considerar necessário, depois você estabelece as subdivisões importantes.

observando métodos de estudo
observando métodos de estudo

Como estudar melhor com ferramentas de auxílio, quais são?

Agora que vimos um pouco sobre os principais métodos de estudos, a escolha deles, conheça algumas das ferramentas que irá te auxiliar ainda mais na sua rotina de estudos.

Asana: Com essa ferramenta é possível não apenas separar por temas e assuntos, mas também visualizar em um calendário completo, além disso a plataforma permite que você mude os status das atividades conforme elas são concluídas.

Trello: Essa é outra plataforma que possibilita a organização dos seus conteúdos, nessa opção você organiza os conteúdos, acompanha o ritmo de aprendizagem, e além disso a plataforma permite o upload de arquivos de diversos formatos.

Google Drive: Essa ferramenta é ótima para quem precisa de um recurso gratuito de criação de documentos, mas também para quem deseja acessá-los em dispositivos diferentes.

Para isso basta ter apernas uma conta Google, assim você terá acesso aos arquivos em qualquer smartphone, computador e tablet.

Quality Timer: esse aplicativo bloqueia todas as notificações do seu celular, isso ajuda você a focar nos seus estudos.

SimpleMind: Esse aplicativo contribui para você traçar os próprios mapas mentais, possibilitando levá-los onde você for.

O resultado parece ao efeito de um papel, porem com muito mais praticidade e inclusões de vários caminhos até a ideia principal.

Com isso vimos que possui várias alternativas de métodos de estudo e ferramentas para te ajudar nos estudos e aprendizagem, basta escolher a que melhor se encaixa na sua rotina e colocar em prática.

Caso deseje, você ainda poderá se inscrever em outros Cursos Online Gratuitos.

E mais, caso você deseja ficar atualizado sobre mais informações sobre profissões e entrevistas de estágio, siga-nos no Instagram, Facebook e no Twitter.

Facebook
Twitter
Email
Print