Com a correria do dia-a-dia fica fácil nos perdermos em meio a tantas coisas para fazer, né?! Os dias de hoje exigem muitas tarefas e que cada vez mais crescem. Por isso, é tão importante entender sobre a otimização de tempo.
Assim você poderá usar o tempo a seu favor e conseguir ir muito mais longe com seus objetivos e tarefas.
O que é otimização de tempo?
Ou seja, é ter o melhor aproveitamento possível em qualquer atividade que esteja sendo exercida. A otimização de tempo é um processo que aplica técnicas para obter o melhor rendimento para determinado objetivo ou vários.
Por exemplo, podemos citar a área da informática e a otimização de um sistema para reduzir o tempo de execução de tarefas, tornando-o assim, mais rápido e eficiente.
Dessa forma, a otimização de tempo melhora todos os processos e desempenho do funcionamento das suas atividades, estabelecendo prioridades dentro do processo e de que forma podemos ajustar para obter os melhores resultados, como otimizar os custos de uma empresa, produtividade, processos, entre outros.
Como otimizar o tempo no trabalho?
Separamos dicas essenciais e reais para sua otimização de tempo ser eficiente, produzindo mais e passando mais tempo livre para o lazer.
Confira as dicas a seguir de como fazer para ter uma boa otimização de tempo:
1. Priorizar as atividades
É ideal identificar a tarefa mais importante, urgentes e as normais. Importante – alcançar objetivos, Urgente – com prazo determinado, Normais – podem ser adiadas.
Você irá analisar e colocar em ordem o que deve ser feito antes e depois. O planejamento será um fator primordial para realização das tarefas e para que você continue a realiza-las com eficiência e de maneira organizada e rápida.
2. Evite procrastinar
Evite ao máximo procrastinar. Realize hoje e não deixe para amanhã. Quanto mais você enrola, você cria o hábito de deixar para depois e passa a não ter responsabilidade com datas e em concluir suas atividades. Não deixar para depois e terminar as tarefas, gera resultados extremamente positivos para sua rotina.
Uma dica é acessar menos as redes sociais, que são algo que nos prendem muito hoje em dia. Deixe para fazer isso somente quando finalizar suas obrigações diárias. Mantenha o foco e procure não assumir mais compromissos do que pode cumprir.
A procrastinação é o maior vilão da otimização de tempo.
3. Elimine tarefas desnecessárias
Costumamos reclamar muito sobre a falta de tempo, e não assumimos que somos efetivamente responsáveis por gerenciar o nosso dia-a-dia. Para ter mais tempo, você pode começar eliminado atividades desnecessárias dos seus dias, garantindo assim, mais minutos do seu tempo.
Não acumule atividades, organize suas tarefas e visualize o que irá agregar benefícios e ajudá-lo de forma positiva no gerenciamento do seu tempo.
4. Tenha metas e estratégias
Definir o que você precisa fazer para alcançar seus objetivos, é muito importante. Estabelecer os objetivos de longo prazo que deseja e traçar as atividades que precisa executar para alcançá-los.
Além de estabelecer as metas, você precisa elaborar exercícios que serão fundamentais para alcançar dentro do tempo estabelecido. Foque nisso e chegue aonde deseja com sucesso.
5. Organização
Trabalhar em um ambiente desorganizado afeta diretamente a sua produtividade, ou seja, consequentemente a gestão do seu tempo também ficará desestabilizada. Você não irá desenvolver as tarefas de forma dinâmica e isso pode dificultar no tempo que leva para realizar atividades, tornando-o maior.
Procure manter o seu ambiente de trabalho organizado, com instrumentos de trabalho próximos de você, visíveis. Guarde aquilo que não é usado com tanta frequência.
Organização é sempre bem vista dentro da empresa, adote esse hábito no trabalho e na vida.
6. Vida pessoal
Não dá para esquecer que vida profissional e pessoal, apesar de distintas, caminham juntas. Sendo assim, é necessário alinhar os círculos sociais para que você se saia bem em tudo.
Além disso, você poderá otimizar seu tempo para atividades de lazer que resultaram em uma motivação maior ao trabalhar. É importante inclusive para a sua saúde adotar esses hábitos.
O autoconhecimento é a base para o seu sucesso. Gerenciar vida profissional e pessoal traz qualidade de vida para a sua rotina, ou seja, você só tem benefícios.
7. Foco
O que pode impedir você de alcançar os objetivos que almeja, pode ser apenas a distração. Livre-se delas. Elas podem estar sendo a barreira entre você e o sucesso.
Você pode começar, por exemplo, passando a maior parte do tempo possível longe das redes sociais. Deligando o celular. Agendar reuniões apenas em datas reservadas. Desconectar. Não checar e-mail o tempo todo.
8 . Faça as tarefas parecidas em sequência
Toda tarefa que for parecida, ou interligada, é interessante fazer em sequência, pois sua mente estará mais alinhada para a atividade.
Nosso cérebro é um músculo, que precisa ser exercitado diariamente. Ao exercitar, digamos, para uma tarefa de matemática, o cérebro ativa o seu raciocínio lógico. Assim, realizar todas as tarefas dessa área, pode ficar mais fácil, já que o órgão estará preparado para tais atividades.
Mudar de uma tarefa para outra totalmente diferente, é desgastante, e é necessário um tempo de descanso para “resetar”. Por esse motivo, coloque todas as suas tarefas parecidas em uma caixa, e as resolvam em conjunto.
Assim, você perceberá que possuí tarefas de diferentes estilos, e quais devem ser feitas em qual momento.
Essas são algumas práticas que auxiliam você a manter o foco na atividade que precisa concluir, garantindo assim seu ótimo desempenho.
Ao desconectar-se daquilo que é desnecessário, você com certeza contribui para a otimização de tempo.
Gostou das dicas de otimização de tempo? Agora você já pode aplicá-las no seu dia-a-dia e alcançar seus objetivos.
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