Perfil Profissional – Os 3 pilares: Profissão, carreira e profissional

//
Propaganda

Estão te cobrando sobre seu profissional, carreira e profissão e você nem sabe qual a diferença entre elas. Calma! Iremos te explicar tudinho para que você entenda os 3 pilares que constituem um perfil profissional.

Descubra qual a diferença entre eles, e assim você saberá tudo o que precisa para se tornar um bom profissional.

 

O que é um perfil profissional?

Um perfil profissional são as características que formam a sua competência que será vendida dentro do mercado de trabalho. Sendo assim ela possuí 3 pilares:

Profissional, carreira e profissão.

Esses 3 pilares irá dizer como será lidar com você dentro do mercado de trabalho, o tipo de profissional que você é e até mesmo a bagagem que você trás consigo para o mundo corporativo.

Todas elas precisam atribuir ou serem positivas dentro do mercado de trabalho para que sejam vistas também como uma qualificação profissional.

 

O que é carreira?

A carreira é a parte do perfil profissional que trás todo o trajeto que você faz na sua vida, tanto pessoal como profissional, sendo assim será todas as pessoas, empresas, estudos que você encontrou no caminho para se tornar o especialista que é hoje.

Deste modo a carreira é a parte que lida mais com o histórico e experiência de trabalho e não necessariamente o estudo no qual você se dedicou, ou área que pertence, mas que também contabilizam. Ela evolui junto com a gente, conforme vivemos a vida e vamos aprendendo.

O que é pessoal pode se juntar a carreira, e também tudo que é profissional, deixando desse modo ela muito mais rica e variada.

Veja também:  Curso de Recursos Humanos: Saiba tudo para sua formação

 

O que é profissão?

A profissão é a área do perfil profissional na qual você estuda, os livros que você lê e o trabalho que você faz. Ele é bem mais direto, lógico e prático, onde será definido qual a sua especialidade e área de interesse.

Deste modo a profissão é bem mais complexa de se desenvolver, pois a mesma em sua grande maioria precisa ser comprovada, analisada e classificada. Ainda mais, será necessário sempre a utilização de uma técnica, base ou noção, para que você possa utiliza-la, pois ela deverá ser estudada a aprendida.

Sendo assim ficará muito mais complexo para você entender e realmente ser um especialista na sua profissão, pois o mesmo tem que quase sempre ser reconhecido por alguém ou algo como uma faculdade por exemplo.

carreira e profissao perfil profissional corpo

 

Profissional ou Conduta profissional

Já neste caso, ser profissional está ligado diretamente a sua conduta, como você se porta e como age sobre as coisas. Ele é como se fosse o seu lado pessoal agindo dentro do mercado de trabalho, pois ele está ligado com o humor.

Sendo assim é nele que determinamos se a pessoa é mais formal ou informal, extrovertida ou introvertida e diversas características que estabelecem um ser. Sendo assim ele dirá sobre como é seu comportamento dentro do mercado de trabalho e como é trabalhar com você.

 

Qual a diferença entre profissão, carreira e profissional?

Deste modo, como listado a cima, cada um terá uma função que complementará todo o seu perfil profissional, onde cada uma significa uma coisa, sendo:

  • Profissão: A sua função, o que você soluciona.
  • Carreira: Sua bagagem profissional, experiência, o que realizou, viu ou presenciou.
  • Profissional: Como você reage e lida com as situações e com outros profissionais.
Veja também:  Como escolher uma profissão? Saiba mais

 

A união dos 3 pilares

Os 3 pilares do perfil profissional juntos irão construir o a sua qualidade de trabalho e fará com que fique mais fácil detalhar ou saber o que esperar de você.

Quanto mais aperfeiçoado e melhor o trabalho de um perfil profissional, melhor será a sua reputação. Para isso será necessário estudar mais, trabalhar mais e adquirir o máximo de experiência possível.

Primeiramente você deverá alinhar o seu profissional, onde você irá avaliar a sua conduta, a maneira como lida com as coisas e como desenvolve projetos. Deste modo você terá o básico, que será a diplomacia esperada dentro do mercado de trabalho. Cada um terá seu temperamento, mas faça de um modo que fique saudável para você e sua imagem, sem atrapalhar os outros.

Depois você deverá investir em sua profissão, veja as áreas que mais te interessam e o que você deseja se aperfeiçoar. Depois disso será necessário escolher um curso ou faculdade e começar a estudar.

Caso tenha dúvida sobre como escolher uma profissão, acesse clicando aqui.

Automaticamente você estará criando a seu carreira, que irá se formando de acordo com a experiência de estudos + trabalhos.

Para saber mais sobre como ter uma postura profissional mais qualificada leia nosso artigo clicando aqui.

2 comentários em “Perfil Profissional – Os 3 pilares: Profissão, carreira e profissional”

Os comentários estão encerrado.