Primeiro emprego: 6 dicas infalíveis para conseguir o seu

//
Propaganda

Na hora de procurar o primeiro emprego, por conta da falta de experiência e todas as novidades, o jovem fica ansioso e muitas vezes inseguro.

Esse artigo é para você ir sem erro. Leia com atenção, caneta e papel na mão, siga essas dicas e conquiste o primeiro emprego.

 

1º – Currículo para o primeiro emprego

Como fazer um currículo para o primeiro emprego, sem experiência? É uma das maiores dúvidas e também o que mais dá medo!

Porém, tenha em mente que um currículo bem feito chama atenção da empresa. Existem vagas específicas para o seu caso.

Portanto, na hora de montar o seu currículo, o que é importante:

 

Dados pessoais:

Nome, nacionalidade (brasileiro ou estrangeiro), idade, endereço completo (rua, número da casa ou apartamento, bairro e Estado), formas de contato (e-mail, celular, telefone fixo ou para recados);

 

Atenção na gramática.

Caso tenha dúvidas na hora de escrever alguma palavra, consulte o Google ou dicionário. O recrutador descarta currículos com erros de português. Corrija o documento antes de finalizar.

 

Não minta

Na hora de fazer o currículo, por não ter experiência, muitas vezes a pessoa quer inventar que trabalhou em algum lugar ou que fez algum curso, não faça isso. A empresa pode consultar no local se a informação é verdadeira. E nesse caso, você será imediatamente descartado do processo seletivo.

 

Seja objetivo

Coloque suas informações verdadeiras e não escreva muito. O ideal é que a pessoa que receber o seu currículo, consiga ler o mesmo com clareza e de forma rápida.

Caso não possua formação acadêmica ou uma área de atuação, informe que está disponível para realizar atividades extracurriculares. Por exemplo, você pode mencionar:

“ Disponível para desenvolver atividades de atendimento ao público.”

Não tenha medo de colocar seu objetivo. Você pode fazer cursos online para te ajudar a decidir a área em que você pretende trabalhar e adicionar no currículo.

Veja também:  Regras de comportamento do mercado de trabalho

 

2º – Networking

Parece uma palavra super difícil, mas networking é fácil de fazer.

Você precisa comunicar. Manter contatos atualizados. Buscar indicação com os amigos, parentes, pessoas que você conheceu na escola, faculdade ou curso.

Busque orientações de pessoas experientes e informe que você está buscando uma oportunidade.

Mantenha as redes sociais atualizadas, como LinkedIn e Facebook e evite postagens com conteúdos sobre política ou que podem “queimar o seu filme”.

 

3º – Marketing

Você precisará saber vender o seu profissional ou potencial, principalmente no primeiro emprego. Isso porque você deverá ficar em destaque e deixar bem claro o porque de quererem te contratar.

Sendo assim é fundamental que você tenha autoconhecimento para que possa desenrolar melhor suas qualidades e suavizar os seus defeitos. O marketing pessoal fará com que você saiba se colocar a venda e usar as melhores estratégias para se mostrar um bom profissional.

 

4º – Entrevista

A entrevista é a hora que mais dá frio na barriga!

O que vou falar? O que eles vão me perguntar? Como devo ir?

São tantas dúvidas… A dica mais importante é para que mantenha a calma. O recrutador sabe que dá nervosismo nessa hora. Mas faça o possível para não transparecer. Deixe que ele te conheça, fale em tom de voz calmo, responda as perguntas e não fale demais.

Tenha em mente seus pontos positivos e negativos. As empresas adoram perguntar isso apara conhecer você melhor!

Antes de ir para a entrevista, estude bastante sobre a empresa. Às vezes um comentário interessante pode cair bem e te ajudar a quebrar o gelo.

Você poderá ver algumas dicas sobre dica de emprego clicando aqui.

Veja também:  Entrevista de Emprego: 10 Dicas para você mandar bem
carreira e profissao primeira entrevista capa
photo created by katemangostar

 

5º – Dinâmica em grupo no primeiro emprego

Ainda falando sobre a parte da entrevista, a dinâmica em grupo costuma acontecer muito em processos seletivos para o primeiro emprego.

O recrutador quer saber como você lida em grupo. E você pode se sair bem e chamar atenção bem nessa hora, destacando-se dos outros concorrentes.

Mas como se destacar na hora da dinâmica?

Bom, tenha iniciativa. Confie em você. Não esqueça dos outros participantes, eles são concorrentes, mas devem ser sempre lembrados. Expresse suas opiniões caso necessário.

E o mais importante: trabalhe em equipe. É isso que o recrutador espera.

 

6º – Estude

Enquanto não consegue o primeiro emprego, você pode estudar. Sobre a empresa, sobre entrevista, e tudo que envolve o mercado de trabalho.

Além disso, leia. É importante ler e estar sempre atualizado. A leitura oferece muitos benefícios.

Existem diversas plataformas que oferecem cursos online e gratuitos. Escolha uma área e saia estudando!

Ao estudar, você exercita a mente e também pode acrescentar as experiências novas no currículo – o que sempre é visto com bons olhos pelo selecionador – independente do que você tenha estudado.

 

7º – Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é muito importante!

Não só na hora de buscar o primeiro emprego, é um trabalho para o resto da vida, mas que sempre lhe dará recompensas.

Quanto mais autoconhecimento, mais saberá como agir com o que te faz mal e bem, como tratar os outros, entre outras coisas.

Por exemplo, conhecendo a si mesmo, você pode ver as coisas que te limitam, onde você é bom ou não e tentar mudar o que deseja.

Investindo nisso, terá segurança para ser quem você é.

Isso irá lhe beneficiar na busca do primeiro emprego e nos desafios que existem nessa fase.

Tenha paciência com o seu processo e busque sempre alternativas.

Boa sorte e confie, logo você conseguirá o primeiro emprego. 🙂

1 comentário em “Primeiro emprego: 6 dicas infalíveis para conseguir o seu”

Os comentários estão encerrado.