Recursos Humanos: Saiba quem te contrata

//
Propaganda

Ouviu falar de Recursos Humanos ou RH na empresa, contudo não faz a mínima ideia do que seja? Bom iremos te explicar tudinho sobre esta área tão importante dentro do mercado de trabalho.

Os recursos humanos é a área responsável pelos funcionários da empresa. Em outras palavras, ela será responsável pelas condições dignas de trabalho, contratação, entrevista de emprego e regras de convivência.

Desta forma o recursos Humanos é como se fosse a área que trará condições dignas a todos os trabalhadores. Assim tornando-se uma das áreas mais importantes dentro do mercado de trabalho.

Contudo existem diversas atividades que ele realiza e iremos explicar para você tudo.

 

O que é Recursos Humanos?

O recursos humanos é a área especializada em trazer condições dignas de trabalho. O mesmo ganhou força apenas no século XX, e assim o trabalhador não foi mais visto como um empregado sem vontades, ou até mesmo escravo.

Antigamente, quando não existia o RH, os trabalhadores eram desmotivados, pois os não tinham condições dignas de trabalho. Assim, trabalhar não era nenhum pouco agradável!

A partir daí as empresas começaram a se importar mais com o bem estar dos funcionários. Está prática teve um impacto bastante benéfico, onde hoje vemos muito trabalhadores contentes. O RH é um intermediador, pois o mesmo fará a comunicação entre os empregados e o empregador.

Assim nenhum trabalhador se sente desamparado ou excluído, e as empresas se sentem satisfeitas e apoiadora. Desta forma todos ganham, onde um evolui e aprende com o outro e assim se desenvolvendo.

Veja também:  Curso de Administração: Saiba tudo para a sua formação

 

Qual a importância do Recursos Humanos?

O recursos humanos acabou se tornando uma das áreas mais importantes do mercado de trabalho. Devido a seu resultado benéfico a mesma precisa estar a todo tempo ativa para que problemas não ocorram.

Desta forma acabando por assumir as seguintes atividades dentro de uma empresa:

 

Contratação e demissão trabalhadores

Ao entregar o currículo para uma empresa a mesma será levada até o RH da empresa. Os profissionais característicos desta área que podendo ser psicólogos, advogados, pedagogos e etc. Desta forma eles saberão analisar o perfil e saber que tipo de pessoa eles estão lidando.

Assim a empresa poderá fazer o filtro para ver se o profissional combina ou não com suas políticas. Desta maneira o RH também é a responsável pela a demissão de funcionários. Portanto se você não estiver trazendo bons resultados ou tenha muitos problemas na empresa o RH poderá te demitir.

 

Pagamentos, cadastramento e acessos para funcionários

Além disso o RH é responsável por todos os processos burocráticos dos funcionários. Assim o salário e o cadastramento no sistema e seus acessos serão liberados através do RH.

Portanto, sempre que você tiver um problema com esses pontos o ideal é que você fale com o RH. Eles são responsável por fazer todos os processos do funcionário pela a empresa, portanto qualquer problemas de cadastro, relacionamento e etc. Deve-se acionar o RH.

carreira e profissao recursos humanos corpo

 

Problemas de convivência, advertências e regras

Como o recursos humanos é o responsável por intermediar informações do empregado ao empregador ou vice e versa o mesmo também é responsável por controlar o convívio social. Assim, se você estiver com problemas com algum colega você deverá contatar o RH.

Além disso, qualquer problema com a ordem no trabalho deve ser contatado. Desta maneira o RH é responsável por realizar advertências, criar regras e fazer com que as mesmas sejam seguidas.

Veja também:  Mudar de emprego: 8 Sinais de que está na hora de pedir demissão

 

Treinamento e desenvolvimento

Hoje em dia é muito comum empresas terem programas educacionais onde os trabalhadores poderão estudar. Caso tenha, o RH também fica responsável por treinamento e desenvolvimento de profissionais.

Desta maneira, se você tiver dificuldade com alguma operação ou algo dentro do emprego, fale com o RH. Por ser atividade deles, eles deverão te instruir corretamente sobre como proceder com a situação.

 

Troca ou mudança de local de profissionais

Todo profissional terá seu local dentro de uma empresa, contudo, se por algum motivo isso precise ser alterado, o RH é o responsável. Desta forma, se você estiver com algum problema com sua área, ou local de trabalho, fale com eles.

Assim eles irão analisar sua situação e tentarão ao máximo encontrar uma maneira de te ajudar.

 

Pagamento de benefício

Além de fazer o cálculo do seu salário o RH também é responsável por seus benefícios. Desta forma se aparecer algum problema com seus benefícios você deverá entrar em contato com o mesmo.

Assim eles poderão entrar em contato com as empresas parceira e regular a situação.

 

Como entrar na área do Recursos Humanos?

Para fazer parte da área do recursos humanos será necessário que você estude na área de humanas. Entender sobre o comportamento humano é uma ótima maneira para se inserir no RH.

Se você tem dúvida sobre qual carreira seguir faça um teste vocacional para ter certeza dessa escolha

Enfim, qualquer curso da área de humanas que tem como intuito estudar o comportamento humano. Portanto lembre-se o RH é responsável por trazer condições dignas de trabalho para todos. Em outras palavras, ele será a pessoa na qual determinará se você trabalhará na empresa ou não.