Regras de comportamento do mercado de trabalho

Links Patrocinados

Está ingressando ao mercado de trabalho e não sabe muito sobre? Que tal entender as regras de comportamento exigidas?

Embora o mercado de trabalho tenha diversas formas de agir, existe um padrão aceita por todos, saber usá-la mostra desenvoltura e aperfeiçoamento pessoal, pois é o básico esperado.

Desta forma, para que você não se queime por não saber as regras de comportamento exigidas pelo mercado de trabalho, iremos te ensinar.

O que é o mercado de trabalho

O mercado de trabalho é parte interna de empresas e lojas, é ali onde os profissionais se inserem para oferece seu trabalho e conhecimento para o desenvolvimento social ou da empresa. Sendo assim é fundamental você saber se adequar ao seu funcionamento, a fim de garantir a sua vaga lá dentro.

O mercado de trabalho está sempre se desenvolvendo e mudando, por isso, é necessário que você esteja sempre atento a essas mudanças. Você ainda poderá saber mais sobre o mercado de trabalho.

Sendo assim saiba que no mercado de trabalho possuem regras, onde você deverá estar dentro, em exceção de algumas empresas que podem ser mais liberais devido sua política. Contudo, para não ter erro, você poderá se qualificar nelas e ir mudando conforme política da empresa.

O que são as regras de comportamento?

As regras de comportamento são as condutas esperadas pelo mercado de trabalho de um profissional com capacidade mínima para exercer sua atividade. São bem parecidas com as normas de etiqueta, e irão validar o nível de capacidade de socialização do indivíduo.

Assim ficará mais fácil determinar se é fácil ou difícil trabalhar com um profissional específico devido a sua forma de se portar com os outros e consigo mesmo.

Regras de comportamento do mercado de trabalho

Dentre as regras de comportamento mínimas exigidas você deverá ter em mente que:

Sua roupa deve estar sempre limpa e em bom estado

A primeira dica será sobre a sua vestimenta, se atente para que a mesma esteja limpa, sem amassos e rasgos. Um bom profissional se preocupa com a sua imagem por isso está sempre em bom estado de apresentação.

Veja também:  Confira 4 dicas para Trabalhar e Estudar sem sufoco!

Sendo assim tenha em mente que camisa, calça e sapato são itens coringas para o mercado de trabalho. Você ainda poderá saber mais sobre vestimenta acessando aqui.

Postura ereta

Você deverá sempre sentar firmemente e elegante, não poderá ficar debruçado na cadeira ou coisas do tipo. Sua postura dirá muito sobre você e o quanto você consegue se controlar e seu corpo.

Sendo assim quanto mais bem presente e firme sua postura melhor será a imagem a ser transmitida. Óbvio que você não irá ficar desta forma de maneira não natural, mas sempre procure o meio termo entre confortável e apresentável.

carreira e profissao regras de comportamento corpo

 

Links Patrocinados

Olhe sempre nos olhos

Sempre que for falar com alguém, olhe nos olhos dessa pessoa para mostrar que você está dando atenção. Agora, escute as palavras e responda quando for dada a palavra. Deste modo você irá demonstrar sua atenciosidade e como consegue se focar.

Cuidado com mal cheios e cheiros fortes

É fundamental que você se higienize adequadamente nas regras de comportamento sempre que for fazer algo no mercado de trabalho. Tanto maus odores quantos os agradáveis podem se tornar desconfortáveis.

Sendo assim se preocupe sempre com os excessos e com a sujeira. Leve sempre um desodorante na bolsa, escova de dentes e pasta, pois eles irá ajudar muito.

Cumpra com sua palavra sempre

É fundamental que sua palavra seja lei, portanto tudo que seja dito, precisa ser feito, assim você ganhará confiança e maior credibilidade. Pessoas que falam demais e prometem muito, podem acabar atoladas com o trabalho e não tendo tempo para fazer todas em perfeito estado.

Sendo assim sempre saiba controlar o seu tempo e quando você poderá cumprir com algum combinado, assim verão também a sua preparação e sempre poderão contar com você.

Veja também:  Mudar de emprego: 8 Sinais de que está na hora de pedir demissão

Além disso, seja pontual com seus horários e entregas de atividades.

Humildade

Tudo bem você ser mais reservado e não gostar muito de falar com as pessoas, contudo ignorar, fazer pouco caso ou desdém não é uma boa ideia. Sendo assim lembre-se sempre de ser humilde e responder a todos que vierem até você.

Deste modo você demonstrará autocontrole e humildade na qual será admirado por todos.

Evite o uso excessivo do celular

Se você trabalha bastante com ele e utiliza de forma benéfica, tudo bem, contudo evite utilizá-lo de forma exagerada, ou como uma válvula de escape. Deste modo você não se mostrará ocioso e verão que você não perde tempo.

O uso excessivo do celular ainda é muito dos motivos que levam ao desligamento de profissionais.

A flexibilidade nas regras de comportamento

Embora as regras existem, ao mesmo tempo, ela não existe. Sendo assim cada empresa terá a sua própria política de aceitação. As regras de comportamento listado a cima é apenas para você saber o mínimo exigido para não ser mal visto.

Contudo, você poderá encontrar empresas mais flexíveis que deixaram você trabalhar de bermuda, regata e etc. E empresas mais rígidas que só autorizaram profissionais que trabalhem uniformizados e dentro de um padrão.

Você deverá analisar que tipo de empresa é a sua com a frequência, casos e como o demais funcionário se comportam. Além disso, poderá ver os valores da empresa, a fim de entender mais sobre ela e seu pensamento.

Agora você sabe como se apresentar para o mercado de trabalho, para conquistar sua oportunidade de emprego, precisando apensar treinar.

E mais, caso você deseja ficar atualizado sobre mais informações sobre profissões e entrevistas de estágio siga-nos no Instagram, Facebook e no Twitter.

Wallison Oliveira

22 anos, ex jovem aprendiz Vigor e ESPRO de onde veio minha inspiração para contribuir com a informação do conhecimento mínimo sobre o mundo profissional para novos jovens trabalhadores. Fascinado por dança, viajar, astrologia e o contato humano, por isso me dedico a contribuir socialmente e informar jovens trabalhadores sobre dicas do mundo profissional e financeiro.

Este post tem 3 comentários

Comentários encerrados.