Veja 8 situações de relacionamento abusivo no trabalho e saiba o que fazer

//
Propaganda

Está sofrendo algum tipo de intimidação no seu local de trabalho? Calma relacionamento abusivo no trabalho possuem soluções! Desta forma iremos te orienta para que assim você saiba como agir com este problema.

Trabalhar não é fácil, principalmente se existem pessoas próximas que tornem isto mais difícil. Assim iremos te orientar para que você consiga se sair bem nestas situações.

Primeiramente será necessário que você entenda que existem tipos de relacionamento abusivo e que cada um deve ser analisado individualmente. Portanto pense e veja qual melhor atenderá seu problema.

 

Tipos de Relacionamento Abusivo no trabalho

 

1. Colega dependente

Sabe aquele seu colega de trabalho que sempre foge das responsabilidades e te deixando na mão? Cuidado! As vezes isso ocorre por conta da liberdade dada. Neste caso clássico de relacionamento abusivo a solução mais viável é se afastar e ficar mais na sua.

 

2. Colega provocador

Sabe aquele colega de trabalho que sempre está competindo, te colocando para baixo? Cuidado com o mesmo, pois ele poderá ganhar neste jogo! Portanto evite bater boca ou descer ao nível dele.

Além disso, se as provocações começarem a te irritar muito, respire, explique como você sente para a pessoa e tente resolver. Em alguns casos a pessoa pode não perceber que faz isso. Ou então poderá parar ao perceber como você lida com as coisas.

Se mesmo assim o mesmo continuar, você poderá notificar o relacionamento abusivo no recursos humanos para que eles tomem uma providência.

 

3. Colega brincalhão

Sabe aquele amigo que fica fazendo piadas, rindo e prejudicando a paz? Tome cuidado, pois ele pode ser muito tóxico também. Desta maneira, você deverá notifica-lo sobre os problemas que ele lhe acarreta.

Veja também:  Primeiro emprego: 6 dicas infalíveis para conseguir o seu

Caso o mesmo não pare, reporte ao recursos humanos o relacionamento abusivo, e explique sobre as piadas sem graças ou o que lhe incomoda. Assim o RH poderá analisar a situação e tomar uma providência.

 

4. Colega autoritário

Um problema mais incomum ou que pode acontecer. Em alguns casos, colegas superiores na hierarquia do trabalho podem abusar devido sua autoridade.

Nestes casos você deverá sinalizar alguém superior a ele o episódio de relacionamento abusivo. Contudo deve-se tomar cuidado! Muitas pessoas fazem lealdade dentro da empresa, e assim fica difícil denuncia-los.

Nestes casos é melhor que você acabe por tentar controlar a situação por conta própria.

 

5. Colega ameaçador

Devido a competitividade do mercado, pode ocorrer de colegas levarem para o lado pessoal. Nestes casos até mesmo ameaças de morte poderão acontecer.

Portanto tome cuidado com esse tipo de pessoa, sempre fique na sua e não tente atrapalhar ninguém. Além disso, se ameaças acontecerem você poderá denunciar o relacionamento abusivo do colega.

Isso pode acontecer tanto na polícia quanto na empresa.

 

6. Colega ladrão

Pessoas que roubam estão em todos os lugares. Assim temos que sempre ficar atento e assegurar nossas coisas.

Assim, caso exista armários no seu trabalho, tenha cadeado com chave! Desta forma você dificultará o furto.

Lembre-se que roubar é crime, portanto poderá chegar até aos ouvidos de policiais Portanto analise e tenha certeza de quem realizou o furto.

Assim você poderá tomar a melhor providência que encontrar.

 

8. Colega sexualmente abusivo

Em casos mais extremos, ocorre até mesmo abuso sexual no trabalho. Desta forma, se você estiver incomodado com alguém que mande coisas pornográficas ou derivados, poderá ser denunciado.

Neste caso, você poderá até mesmo acionar a polícia, pois o mesmo poderá ser considerado crime. Esse tipo de abuso pode acontecer com homens ou mulheres, contudo normalmente as vítimas são mulheres.

carreira e profissao relacionamento abusivo corpo
vector created by pikisuperstar

 

Antes de tudo pense e analise a situação

Antes de sair tomando atitude sobre um problema de relacionamento abusivo, pense e analise. Muitos dos casos podem ser resolvido em uma conversa simples. Desta forma, existem alguns estágios que aconselhamos que você siga:

Veja também:  Otimização de tempo: 7 Dicas de como se tornar mais produtivo

 

1 – Tente resolver o problema por conta própria

Antes de denunciar o relacionamento abusivo, tente você mesmo corrigir o problema. Isso além de trazer respeito, você poderá conhecer alguém que não entendia que estava sendo abusivo.

Alguns casos nos confundimos devido a pressão do mercado e assim uma pessoa pode aparentar ameaçador. Além disso a pessoa pode lhe destratar sem perceber. Essa atitude fará com que você entenda realmente a situação e assim controla-la.

 

2 – Fale com um superior

Escolha o que você tenha maior intimidade ou o do agressor. Assim você passará a responsabilidade para outra pessoa.

Esse superior deverá analisar a conduta do agressor e tomar uma providência sobre o assunto.

 

3 – Fale com o Recursos humanos da empresa

Se mesmo depois de conversar o problema não se resolver, será necessário contatar o setor de recursos humanos da empresa. Desta forma eles poderão analisar a situação e tomar uma providência.

Neste caso você deverá acompanhar o RH e sempre notificar quando o problema ocorrer. Assim o RH falará com o agressor e poderá aplicar uma advertência.

 

4 – Fale diretamente com a polícia

Se ninguém resolver seu problema ou o mesmo seja mais grave, você deverá acionar a polícia fazendo um boletim de ocorrência. Desta maneira o mesmo ganhará um enorme peso, onde uma autoridade de fora terá que intervir.

Contudo essa escolha deve ser escolhida por último, pois a mesma pode agravar um problema maior. Assim tente sempre comunicar a empresa e avisar que deseja notificar a polícia.

 

5 – Peça demissão

Em alguns casos acabamos por entrar em um rolo impossível de sair. Pessoas criam preferências, fazem estratégias e etc. Ao se deparar em uma situação sem solução que irá te prejudicar muito, é melhor fugir.

Neste caso, peça demissão a empresa caso ela não resolva o seu problema. Assim você irá se livrar do problema, e poderá então procurar um lugar melhor para trabalhar.

Caso ainda tenha dúvida, entenda tudo com nosso artigo sobre como lidar com conflitos no trabalho.

2 comentários em “Veja 8 situações de relacionamento abusivo no trabalho e saiba o que fazer”

Os comentários estão encerrado.