16 Personalities: Faça o teste de personalidade e saiba o seu

//
Propaganda

O teste de personalidade foi desenvolvido com base em estudos da psicanálise onde aborda tipos de personalidade/temperamento de cada pessoa. Quer descobrir qual é o seu? Confira!

A sociedade é composta por milhares de pessoas e cada qual com suas características e temperamentos distintos. Entretanto, somente os profissionais conseguem identificar quais são os tipos de personalidade e o que cada uma indica.

No entanto, esses mesmos especialistas através de teorias e estudos da psicanálise, desenvolveram o teste de personalidade. 

O teste de personalidade consiste em analises psíquicas, que indicam a maneira de cada indivíduo age, pensa e sente.

Isso significa que através desse estudo é possível analisar traços de personalidades e temperamento de cada pessoa. Isso porque, ele foi desenvolvido por profissionais da área de psicologia/psicanalise tendo como base os estudos do psicanalista Carl Gustav Jung.

 

Sobre o Teste de Personalidade 

O estudo de Carl Jung que foi baseado para fazer este teste de personalidade foi de grande contribuição cientifica sobre a mente humana. Tanto que suas obras e teorias são a base de muitos estudos até os dias atuais. Sendo aplicado inclusive por alguns terapeutas.

Inicialmente definida com quatro funções psicológicas básicas: Pensamento, sentimento, intuição e percepção, Jung separou a partir disso 8 tipos de personalidades.

Posteriormente uma psicóloga chamada Katherine Cook Briggs em parceria com sua filha Isabel Briggs Myers torna a pesquisa mais abrangente.

Atualmente o estudo é conhecido pela sigla MBTI que significa Myers-Briggs Type Indicator. O MBTI indica o tipo de personalidade que através desse estudo foi dividido em 16 tipos.

Dentre os 16 tipos, estão quatro grupos e dentre esses quatro grupos, terão quatro características de cada grupo.

 

Veja também:  Inteligência Emocional - Descubra como aplicar na sua vida!

Os tipos de personalidades 

Sobre os 16 tipos de personalidade vale destacar que cada personalidade descrita no teste foi elaborada por profissionais. Com isso, o teste de personalidade também pode ser usado por empresas ou em grupos terapêuticos onde se aprende a relacionar com o outro.

Os grupos de personalidade é dividido da seguinte maneira: 

  • O Grupo dos Analistas: O próprio nome já indica, que costumam ser pessoas que buscam explicação para as coisas. Saber qual o motivo e maneira que as coisas são construídas ou funcionam. Por fim procuram mais objetivos e são considerados frios e extremamente lógicos e inteligentes. 
  • O Grupo dos Diplomatas: Inquietos por entender como passar uma boa imagem e poder se relacionar melhor com as pessoas. Os diplomatas buscam a conquista do conhecimento através da realização pessoal e coletiva. 
  • O Grupo dos Sentinelas: Os sentinelas costumam ficar mais confortáveis e felizes quando ocupado, sempre desenvolvendo algo. Uma boa referência desse grupo é estar sempre disposto a contribuir ajudando.
  • O Grupo dos Exploradores:  aventureiros querem sempre novas experiências para construção da sabedoria. Uma referência boa para esse grupo é o indivíduo que sempre está buscando por mudanças para se sentir bem e ativo sempre.  Sendo assim, não encontram problema em recomeçar do zero e aprender coisas novas. 

Essa é apenas uma prévia de cada grupo, pois o teste de personalidade lhe dará informações muito mais especificas. Além disso saberá qual o seu papel dentro de cada grupo. Isso porque, cada grupo é representado por quatro personalidades, onde um auxilia o outro.

É perfeitamente natural você se encontrar dentro de algum desses grupos e posteriormente comparar a sua personalidade com a de alguém que você queira aprender a conviver por exemplo.

Carreira e profissão teste de Personalidade Corpo
Divulgação

 

O que posso ver no teste de personalidade

O teste de personalidade indica definições concretas sobre como você é, seu jeito e porquê. Com tudo também é possível analisar perfil para carreira, relacionamentos e entender melhor a si mesmo. Além disso, é interessante incentivar amigos ou familiares a fazer o teste para comparar e compreender o outro. 

Após concluir o teste terá acesso ao resultado e a descrição da sua personalidade. Sendo assim, saberá qual o seu tipo de personalidade e além disso, qual o grupo pertence. Ao longo da leitura perceberá referências dentro da análise e saberá identificar se confere ou não com você. 

Em todo caso, é muito importante fazer essa análise sobre si, e se permitir pensar melhor sobre quem você é.  Isso ajuda na tomada de algumas decisões tanto profissionais quanto afetivas. 

 

Veja também:  Psicologia: Tudo sobre a profissão e suas áreas de atuação

O que o teste me ensina

O que o teste de personalidade mostra é a diferença entre a sua personalidade e as dos demais grupos. Isso demonstra e serve para a vida, pois vai se deparar com muitas pessoas e situações ao longo dela. Saber reconhecer seu lugar e o do outro compreendendo as diferenças, é importante.

Sobretudo, saber conviver com as diferenças e reserva-se aos pontos essências para contribuir com seu próprio crescimento e desempenho. Faça o teste de personalidade e confira como ele ensina não só sobre você, mas como uma personalidade complementa a outra, assim como nas relações sociais.

 

Como fazer o teste 

É muito simples fazer o teste de personalidade, e para os ansiosos, saiba que ele é rápido. No site diz que demora cerca de 12 minutos para concluir.

  • Para fazer o teste de personalidade é só acessar o site oficial das 16 personalidades clicando aqui. 
  • Não é necessário fazer cadastro ou fornecer informações pessoais. Basta responder ao questionário com sinceridade e atenção. 

E caso você se interesse faça também o teste vocacional para descobrir qual área você se identifica mais.

1 comentário em “16 Personalities: Faça o teste de personalidade e saiba o seu”

Os comentários estão encerrado.