Confira 4 dicas para Trabalhar e Estudar sem sufoco!

//
Propaganda

Trabalhar e estudar não é fácil, não é mesmo!? Até parece impossível ou extremante difícil criar uma harmonia entre os dois. Mas acalme-se, tem solução!!!

 

É possível trabalhar e estudar?

Atualmente trabalhar e estudar faz parte da vida de muitas pessoas no mundo. Isso se dá com o crescimento populacional e o crescimento das áreas profissionais e instituições de ensino. O mercado de trabalho tem se intensificado cada vez mais e, portanto, a busca por capacitação profissional também.

Sendo assim, se você ainda estuda e acabou de conseguir seu primeiro emprego, será importante saber conciliar trabalho e estudos de maneira que não afete nem um nem outro. No entanto, vai precisar de esforço e organização, para não ficar exaustivo demais e renda bons resultados em ambos.

 

Conciliar trabalho e estudos

Antes de mais nada, você tem que ter consciência que esse será um novo desafio na sua vida, e vence-lo é possível sim! Muitas pessoas que desempenham essa rotina precisam de planejamento e tentar se organizar melhor. Isso porque estamos em dois contextos distintos, e somos apenas uma pessoa.

Ou seja, desempenhar duas atividades diárias é um grande desafio, mas não é impossível concretizar esse desejo. O maior problema é que ao se deparar com a dificuldade, muitas pessoas acabam abandonando os estudos, ou também diminuem o desempenho no trabalho por perderem horas de sono ou má alimentação, entre outros.

 

Trabalhar e estudar requer planejamento?

Como mencionado anteriormente, trabalhar e estudar pode não ser fácil, mas também não é impossível, principalmente se surgiu aquela necessidade de acrescentar conhecimentos na sua carreira profissional. Dessa maneira, a vontade de ir em busca de especialização em alguma área de conhecimento pode ser o primeiro passo.

Veja também:  Programa de Estágio Madeira Madeira: Inscreva-se

No entanto, após o primeiro passo vem outras responsabilidades e eventualmente o aumento da jornada de atividades diárias. Isso porque, ao cursar qualquer curso, seja a distância, cursos rápidos, ou até mesmo a graduação etc, exigem um pouco mais do seu tempo e atenção da mesma maneira.

Portanto, uma das coisas mais importante quando se tem que trabalhar e estudar é: como vou fazer isso funcionar e consequentemente, se sair bem?

carreira e profissao estudar e trabalhar corpo

 

Dicas que podem ajudar a trabalhar e estudar com mais facilidade

Antes de mais nada, é atestado! Trabalhar e estudar exige principalmente planejamento e organização. Isso porque mais que a metade das pessoas que decidem conciliar trabalhar e estudar precisam manter-se no emprego para possivelmente conseguir uma qualificação melhor.

O processo de adaptação é construído aos poucos mediante as necessidades diárias que só serão possíveis de entender conforme for se desenvolvendo. Isso é normal, e faz parte de qualquer mudança que você faça na rotina. Portanto aí vão algumas dicas que podem ajudar a criar uma rotina e fazer esse processo de adaptação ficar mais centralizado.

 

1. Determine as prioridades

Quando pronunciamos a palavra prioridade, logo entende-se que estamos nos referindo à alguma coisa importante, primordial que receberá bastante atenção.

Isso significa que, diante da rotina de trabalhar e estudar estarão as tarefas mais importantes e que precisam ser desenvolvidas diariamente. Portanto, evite procrastinar! Determine suas prioridades diárias ou semanais para obter bons resultados.

 

2. Defina um ou dois métodos de estudo

O tempo é valioso! Sabendo quais são suas prioridades dá para ter noção de quanto tempo disponibilizar por dia ou semana para estudar. Portanto a partir disso é possível elaborar um método para os estudos que vai ajudar a se empenhar sem pressa ou em cima da hora.

Veja também:  Cursos de Exatas: Saiba quais as 4 carreiras mais bem pagas

Por exemplo: Ter um local adequado de sua preferência ajuda a melhorar a qualidade dos estudos tornando aquele momento mais eficiente. Além disso, com essa determinação é possível distribuir as disciplinas, e se achar que ajuda pode criar um grupo de estudos. Por fim, baseando-se na melhor estrutura para contribuir com o seu desempenho.

 

3. Dedicar tempo para descanso e lazer

Estudar para melhorar sua vida profissional é recomendável, zelar pela sua saúde emocional e bem-estar é indispensável. Isso porque, com o desgaste em meio diversas atividades de trabalho mais as dos estudos causa um cansaço mental que se não for tratado pode atrapalhar.

Portanto, além de se empenhar em construir um método para estudar e trabalhar, não deve esquecer o quanto a sua saúde também é importante.  Sendo assim, separe um tempinho para praticar algum exercício ou estar em ambientes que lhe cause bem-estar.

Ter uma rotina organizada permite que possamos ainda desfrutar de passeios, idas as exposições, vida social entre outras atividades que permita repor energia e se sentir mais disposto.

 

4. Escolha uma universidade próxima ao seu trabalho

Para que você não tenha problemas com o trajeto e atrasos é importante que você escolha uma universidade próxima, ou que pelo menos de tempo de você chegar no horário. Não será nada agradável ter que sair todas as vezes mais cedo do trabalho ou chegar atrasado na universidade.

Deste modo você garantirá que conseguirá lidar com a jornada dupla.

1 comentário em “Confira 4 dicas para Trabalhar e Estudar sem sufoco!”

Os comentários estão encerrado.