Trabalho Voluntário: Entenda o impacto na sua carreira profissional

//
Propaganda

Já fez alguns trabalho voluntário, mas nunca pensou que eles podem te ajudar no mercado de trabalho? Bom, aqui vamos te explicar exatamente todos os benefícios que essa atividade pode trazer.

 

O que é um trabalho voluntário?

O voluntariado é quando você toma iniciativa em atividades sociais. Em outras palavras, é quando você despende do seu tempo para contribuir socialmente.

Isso pode ocorrer de várias maneira e situações, na qual você deverá escolher a sua. Você poderá optar por alimentar pessoas de rua, animando crianças e idosos em hospitais ou até mesmo oferecendo serviços para ONGs ou pessoas carentes.

Contudo, você sabia que o trabalho voluntário pode te ajudar profissionalmente? Pensando nisso iremos listar o impacto que o trabalho voluntário trás em seu currículo.

 

Como o Trabalho Voluntário pode te ajudar profissionalmente

Ao realizar um trabalho voluntário, acabamos por desenvolver várias outras qualidades. Assim o voluntariado pode ser uma experiência bastante rica e recompensadora. Contudo, como ele pode nos ajudar profissionalmente? Iremos explicar.

 

Networking

Essa pode ser uma dos pontos que podem mais te ajudar! Lembre-se que você está em um ambiente onde ajudar é o foco, portanto, se você se encontra desempregado, poderá arrumar um emprego. O contato com várias pessoas diferente é super comum no trabalho voluntário, assim aumentando seu networking.

Portanto essa rede de contatos, de lugares mais diversos possível poderá te dar frutos, onde você poderá ser indicado para trabalhar em algumas empresas. Além disso, você poderá ganhar referência, onde uma pessoa de outra empresa, poderá te conhecer pelo trabalho voluntário e fazer sua boa fama.

Veja também:  Dinâmica de Grupo: 9 Dicas pra você se destacar

 

Pontos por solidariedade

Dentro de uma empresa todos precisam de ajudar para avançar o trabalho, assim participar de trabalho voluntário pode lhe dar pontos de solidariedade. Pessoas que se preocupam com a sociedade, se doam mais para ajudar aos outros. Desta forma, dependendo do tempo de contribuição você será muito bem visto.

 

Experiência profissional

Em alguns casos, dependendo do tipo de trabalho voluntário e sua profissão, o mesmo poderá contar como experiência pro currículo. Além disso, em muitos casos as pessoas aprendem muito no voluntariado, pois estão próximo de profissionais renomados que podem os ensinar várias coisas.

Ainda mais, em alguns casos você poderá participar de um grande projeto social que ganhará um enorme peso dentro do seu currículo.

Carreira e profissão trabalho voluntario corpo

 

Valores mais claros

Além de ajudar socialmente, realizar trabalho voluntário irá firmar os seus valores. Assim, ao chegar no emprego ou entrevista, todos terão uma noção de sua conduta profissional.

Isso te dará mais pontos, pois você será uma pessoa respeitada e admirada. Isso ocorre pois o voluntariado trás consigo a preocupação com a sociedade.

Se preocupar com a sociedade falará muito sobre sua vontade de melhorar as coisas e trazer um ambiente mais proporcional.

 

Aumento da empatia

Pode ser que este ponto não te ajude muito a conseguir um emprego, mas você saberá lidar melhor com os outros. Assim você poderá resolver conflitos ou se colocar na situação de alguém que está sofrendo para ajuda-lo.

O aumento da empatia é ótimo para o trabalho em equipe. Com ele aprendemos a ouvir a todos e encontrar um meio termo.

 

Resiliência

Sendo uma das características mais admiradas no mercado de trabalho, ela será aprimorada no trabalho voluntário. No voluntariado, acontecem muitas situações diferentes. Isso irá te acostumar a se moldar nos lugares mais distintos.

Veja também:  Psicologia: Tudo sobre a profissão e suas áreas de atuação

Desta forma você ganhará o dom da resiliência e poderá utiliza-lo no mercado de trabalho, onde possui um ambiente semelhante.

 

Satisfação

Sabe aquele sentimento de que você não está fazendo nada demais com a sua vida? Com o trabalho voluntário isso irá acabar. Ao ajudar pessoas, você sentirá uma maior satisfação sobre a sua existência.

Desta maneira, você sentirá menos sentimentos de inutilidade ou insatisfação. Ajudar pessoas é revigorante, e ver o impacto social que você causa pode ser bastante gratificante.

 

Hora extra na faculdade

O voluntariado é considerado hora extra na faculdade. Assim, você conseguirá tirar a sua formação e ter maior bagagem profissional. Contudo tente escolher um trabalho voluntário que tenha mais haver com sua profissão.

Desta forma além das horas extras, você poderá ganhar experiência profissional. Assim aprimorando cada vez mais.

 

Onde encontro trabalho voluntário?

Bom, existem várias maneiras para isso. Portanto você pode ir até a prefeitura da sua cidade e perguntar sobre locais de voluntariado. Na maioria dos casos a prefeitura tem uma lista de vários lugares para serviço comunitário.

Além disso você pode pesquisar por ONGs perto de você e descobri a que aceita esse tipo de trabalho. Caso mesmo assim você não encontre, você pode se cadastrar nesse site.

Ele é um site que reuni várias ONGs que ajudam as pessoas, você se cadastra e ele te direciona a uma ONG. Além disso você poderá juntar um grupo de amigos, e fazer sua contribuição de sua forma. Assim, junte vários alimentos e saia distribuindo para moradores de rua.

Em igrejas vocês também poderá encontrar diversas oportunidades de trabalho voluntário, não que você precise seguir sua filosofia, mas os mais necessitados são muito acolhidos por igrejas.

Contudo se você procura um trabalho voluntário especifico, é melhor fazer uma pesquisa mais aprofundada.

2 comentários em “Trabalho Voluntário: Entenda o impacto na sua carreira profissional”

Os comentários estão encerrado.