Descubra os 11 cursos mais concorridos no vestibular

Links Patrocinados

Na hora de escolher qual faculdade seguir, é interessante que você saiba quais os cursos mais concorridos no vestibular.

A pesquisa te ajuda a saber se você irá disputar com muitas pessoas e também te indica que precisa correr atrás e se dedicar muito nos estudos.

Saiba neste artigo quais são os 10 cursos mais concorridos no País.

 

Faculdade

O momento da graduação muitas vezes é uma fase cheia de dúvidas.

No Brasil, existem mais de 28.000 mil cursos de graduação.

O estudante pode optar por estudar em uma universidade particular, centro universitário, tecnológico ou universidades federais.

Existe mais de um tipo de graduação. Antes de entrar na faculdade você precisa saber.

  • Bacharel: O bacharelado é uma modalidade de curso que tem duração de 3 (três) a 6 (seis) anos, conhecida por ser oferecidas nas faculdades, é a graduação normal.
    O Bacharelado oferece ao estudante formado a possibilidade de trabalhar no mercado e abrange várias áreas, entre humanas, exatas e biológicas.
  • Licenciatura: Esses cursos servem para formar futuros professores. Ao formar-se em um curso de licenciatura você pode dar aula no ensino fundamental, médio e até superior.
    Por exemplo, licenciatura em matemática.
  • Tecnólogo: São cursos mais curtos, normalmente tem duração de 2 a 3 anos. Ele é um curso específico e garante ao aluno que forme-se com qualidade. Também oferecem bastante aula prática, o que garante experiência ao aluno. São cursos formadores de técnicos.
  • Pós-graduação: Nesta modalidade, após ter uma graduação, você poderá optar por fazer uma especialização, é como se você focasse o seu estudo em uma área específica. Sendo assim você se tornará um especialista em um determinado assunto dentro da sua formação.

 

Enem e vestibulares

Além disso, uma das formas de entrar na faculdade no Brasil, é através do ENEM e Fuvest.

Essa nota pode ser usada em universidades particulares para conseguir uma bolsa ou anular o vestibular.

Não deixe de realizar a prova se você deseja ingressar a faculdade. Além disso você deverá atentar-se a qual graduação você procura pois existem cursos mais concorridos que outros . Ou seja, você deverá tirar uma nota muito boa no vestibular para conseguir uma vaga com bolsa de estudos.

A bolsa de estudos fará com que você estude gratuitamente ou com descontos bastante confortáveis.

 

10 cursos mais concorridos no vestibular no Brasil

Diante de algumas pesquisas realizadas, listamos os 10 cursos mais concorridos, dentre eles estarão muito dos mais populares, difíceis e com maiores salários.

Links Patrocinados

 

1- Medicina

Nunca sai do ranking dos cursos mais concorridos e requisitados. Talvez por possuir um dos salários mais altos, a faculdade de medicina é muito concorrida, em universidade particulares e públicas. Além disso a formação é para cuidar da saúde de outras pessoas, sendo assim será necessário muito estudo.

Desta forma, para ter como filtrar o tipo de bolsista a prova exige uma nota muito alta, além de aumentar de acordo com a disputa e notas de estudantes bem dedicados, tornando-o a assim um dos cursos mais concorridos.

Veja também:  Curso Gratuito: Instagram Vencedor Sebrae

Além disso é considerado um dos cursos mais caros do mundo, onde você terá dificuldade em fazer o particular caso não tenha recurso, por isso o aumento na competitividade.

 

2 – Direito

O curso de bacharel em direito é disputado pois oferece salários altos e inclusive oportunidade de trabalhar em diversas área no universo jurídico.

O estudante após formado pode optar por advogar após tirar a OAB, seguir carreira como promotor, juiz, delegado, entre outros.

O curso possui em média 5 (cinco) anos de duração. É considerado um dos cursos mais concorridos devido a alta procura, contudo sua dificuldade não é tão grande devido a gama de oportunidades e faculdades de ensino qualificadas.

Além disso é considerado um curso caro e por isso o aumento da competitividade.

 

3 – Nutrição

A faculdade de nutrição é da modalidade bacharelado também é muito concorrida, tem a duração de 4 (quatro) anos em média. O conteúdo é bastante complexo e existem poucas faculdades que oferecem o curso.

Contudo o curso pago não é muito caro, o que facilita na formação particular.

 

4 – Publicidade e Propaganda

Um curso com duração de 4 anos, na área da comunicação e bem popular! Embora não seja um curso muito caro o mesmo é bastante procurado e por isso a grande disputa em vestibulares.

É considerado um curso popular e de fácil absorção e por isso muitas pessoas tentam concorrer a ele, sendo assim você poderá ter bastante chances se estudar bastante.

 

5 – Psicologia

O curso de psicologia vem ganhando espaço dentro do mercado de trabalho e por isso também sua competitividade vem aumentando. O curso não é muito difícil, contudo exige muita leitura e cabeça aberta.

Possuí diversas pessoas disputando o cargo e por isso é um dos cursos mais concorridos.

 

6 – Ciência da Computação

A tecnologia não para de avançar, e esse é um dos motivos da faculdade de ciência da computação estar entre os cursos mais concorridos nos vestibulares.

Possui salários altos e diversas áreas onde o profissional pode trabalhar.

Após formado, o profissional pode desenvolver programas, sistemas e tudo que envolve a tecnologia. Não é considerado um curso caro e por isso possuí diversas bolsas, mas também muito concorrentes.

carrreira e profissão cursos mais concorridos corpo
foto criado por pressfoto

 

7 – Veterinária

O médico animal também é um dos cursos mais concorridos, e embora não seja um curso muito caro, o mesmo pode se tornar devido a compra de equipamentos e especializações.

Contudo não existem muitas faculdades que possuem essa graduação, o que deixa o curso um pouco mais competitivo.

Além disso é fundamental que o estudante já tenha experiências dentro desse ramo, já que o mesmo é bem fácil de se conseguir um estágio ou algo do tipo.

 

8 – Relações Internacionais

O profissional de relações internacionais é responsável por relações de qualquer instituição ou Estado com outros países.

É necessário que o aluno também aprenda uma língua estrangeira, ou mais de uma, o que lhe abrirá diversas portar no mercado de trabalho.

Veja também:  Cursos Gratuitos Senai: Comece sua carreira

A faculdade de relações internacionais tem a duração média de 4 (quatro) anos.

Para quem se interessa em atuar no mercado de trabalho internacional, é uma ótima escolha.

9 – Arquitetura e Urbanismo

É claro que os que desejam ser arquitetos, também estão sempre na lista.

O profissional de arquitetura e urbanismo atua na área de construção. Mas ele é o responsável por projetar, desenhar ambientes internos ou externos de forma que a construção esteja de acordo com o conforto e também estética.

É um curso do tipo bacharel e normalmente possui a duração de 5 (cinco) anos.

 

10 – Enfermagem

A área da enfermagem também é uma das mais disputadas, porém também oferece curso técnico.

A faculdade de enfermagem costuma ter a duração de 4 (quatro) a 5  (cinco) anos, e o estágio é obrigatório nesse curso.

Formando profissionais na área da saúde, e pode ser oferecido de duas formas, licenciatura ou bacharelado.

 

11 – Odontologia

O curso de odontologia é quase tão disputado quanto o de medicina, contudo sua disputa não é tão grande quanto o de medicina. O curso é considerado caro, além da compra de equipamentos que também são bastante custosos.

Sendo assim ele é um dos curso mais concorridos e as faculdade que o oferecem são bastante limitadas.

Se você ainda tem dúvida sobre qual curso fazer, o teste vocacional pode ser um meio para você se conhecer melhor e descobrir sua profissão.

Não é fácil escolher um curso, ainda mais se o mesmo está dentro dos cursos mais concorridos dentro do mercado de trabalho, sendo assim você poderá se organizar melhor e ver um curso que combine mais com você e dentro de sua realidade.

Ou ainda mais, se for um dos cursos mais concorridos você poderá optar por trazer ele pago, onde ainda poderá ser bem mais viável.

 

Bolsa ou particular?

Ao escolher um curso você poderá se deparar com a questão de “É melhor eu tentar uma bolsa ou particular?” E para responder essa pergunta será um pouco difícil e bastante pessoal.

Sendo assim iremos te ajudar a tirar essa dúvida e te ajudar a escolher a melhor forma de fazer sua graduação.

  • Tenho dinheiro para investir? Alguns cursos são bastante caros, e optar por uma bolsa será a melhor opção caso você não tenha o dinheiro, caso o contrário, se você desejar, pagar pode ser uma boa opção.
  • O curso é muito difícil? Se o curso é muito difícil e ainda ele é considerado um dos cursos mais concorridos o ideal é que você tente o particular. Assim você não perderá tempo estudando um conteúdo de vestibular e já iniciará o estudo da maneira que deseja.
  • As faculdade publicas são melhores? Se o curso escolhido tiver referências de universidades publicas será melhor que você tente uma bolsa de estudos. Assim você garantirá estudar em uma das melhores escolas, mas você ainda deverá se atentar se o mesmo é considerado um dos cursos mais concorridos.