Teste vocacional: Saiba como descobrir sua vocação

//
Propaganda

O teste vocacional pode ser um grande auxiliador na hora de definir qual carreira seguir. Portanto se quer saber como ele funciona e qual o objetivo desse procedimento, acompanhe a matéria e saiba tudo sobre. 

 

Para que serve o teste vocacional

O teste vocacional fornece um direcionamento para quem ainda não decidiu qual carreira seguir. Isso significa que o teste pode contribuir muito na orientação profissional, e ajudar a definir a área de interesse.

Sobretudo trata-se de um procedimento composto por questionários e testes com o propósito de avaliar atributos psicológicos. Portanto, é uma ótima alternativa pois refere-se a um processo mais completo de orientação profissional que ajudará na decisão da carreira que planeja seguir.

 

Como funciona o teste vocacional

Antes de mais nada deve-se entender que o teste vocacional é um procedimento sério e recebe orientação por profissionais qualificados. Isso significa, que os métodos e objetivos do teste são construídos por especialistas da área de psicologia.

Isso porque trata-se de uma avaliação composta por testes e questionários que contribui para reconhecimento de habilidades para o mercado de trabalho.  

O teste é bem abrangente e inclui todos os aspectos que compõem o tema para orientação profissional. Tais como:

  • Mercado de trabalho e suas variáveis.
  • Identificar referencias de personalidade.
  • Traçar perfil profissional.
  • Predisposições, tendências e interesse profissional.
  • Ajudar o reconhecimento de suas habilidades.
  • Saber qual área de conhecimento é mais indicada. Como por exemplo, área de humanas exatas ou biológicas.

Além disso, objetivo é fazer o indivíduo entender seus desejos e vontades. Portanto ele pretende conduzir ao entendimento e diferença entre decisão por influencias ou por habilidades que são parte da sua personalidade. 

Contudo lembre-se que cada teste será de um jeito e terá as suas atenções a um foco.

Veja também:  Contrato de trabalho: Tudo o que você precisa saber

 

Sobre o Resultado do teste vocacional 

Após passar por várias metodologias compostas por atividades, como dinâmicas e passar por entrevistas o indivíduo receberá um resultado. Neste resultado conterá a junção de todos os processos mencionados acima e junto com os traços da personalidade darão a definição. 

 

Como proceder ao receber o resultado 

Ao concluir o teste vocacional será apresentado uma lista de opções de profissões que podem ser boas para a sua personalidade.

Sendo assim, tendo o resulta como base facilitará na pesquisa e concretização de algumas informações. Tais como: 

  • Pesquisar a grade do curso – podendo conferir as disciplinas que serão estudadas no decorrer do curso.
  • Pesquisar como está o mercado de trabalho para aquela área. 
  • Valores dos cursos.
  • Instituições que oferecem melhores condições para o aluno.

Isso quer dizer que, você poderá escolher uma profissão com base em um estudo psicológico sobre personalidades e atitudes, que te colocará em uma profissão mais dentro de sua possibilidade.

carreira e profissao teste vocacional corpo

 

Meu teste não combinou com o que eu quero e agora?

Vale ressaltar que o teste vocacional é um auxiliador, portanto ele contribui, mas não decide por você. Por isso, com base no resultado é orientado que se faça as pesquisas mediante as sugestões do resultado do teste.

Não reconhecer nenhuma das alternativas propostas após o teste pode significar várias coisas. Uma delas é a possibilidade de não ter respondido honestamente o teste. Nesse caso é orientado que repita o teste com mais calma e muita atenção.

Além disso, caso não se identifique com o resultado do teste, pode significar que ainda não se sinta preparado mesmo após o teste. No entanto é considerado aceitável, afinal de contas cada pessoa tem o seu tempo de descoberta e valorização de suas preferências. 

Nesse caso é orientado que seja feita uma reflexão sobre os pontos que atrapalham a conclusão e trabalhe no seu autoconhecimento. Isso porque, ao decidir com base nas opiniões da família ou amigos, pode estar fazendo algo sem querer e depois se arrepender. Sendo assim, não se limite, pesquise leia estude e com calma escolha! 

 

Veja também:  Benefícios da CLT: O que é? E quais as vantagens?

Onde posso fazer o teste vocacional? 

Bem, como dito no início desse artigo existem muitas instituições que oferecem esse serviço. Sobretudo é importante lembrar que com ampla alternativa de lugares deve-se sempre buscar profissionais competentes.

Isso porque existe uma área de conhecimento especifica que oferece orientação profissional. Dessa maneira opte sempre por profissionais da área de psicologia com especialização nesse ramo. 

Além disse existem sites que oferecem o teste vocacional online e até mesmo gratuito. No entanto podem não ser tão completos quanto ao presencial. Nestes normalmente passará por atividades teóricas, praticas que buscam definir com mais precisão a personalidade do cliente.

Por fim, caso queira fazer o teste online e gratuito, encontrará diversas opções. Caso queira responder ao teste vocacional antes de procurar algo mais especifico, clique aqui e responda ao questionário. A partir desse resultado já poderá ir pensando sobre a área que quer estudar e carreira que vai seguir. 

 

Teste de Personalidade

Faça também um teste de personalidade para descobrir qual é o seu perfil. Esse teste é muito utilizado entre os recrutadores durante entrevistas de emprego. 

Além disso você também terá melhor domínio de seu autoconhecimento e autocontrole, sabendo seus limites e respeitando suas regras. Isso irá te trazer muito mais confiança e certeza principalmente para o seu teste vocacional, onde saber de si é fundamental.

Esse teste foi feitos por cientistas e sociólogos e é utilizado para determinar perfis de pessoas dentro da sociedade.

O teste deve ser feito com uma certa regularidade, pois o mesmo pode mudar o resultado conforme o individuo vai se aprimorando como ser.