Como escolher uma profissão? Saiba mais

//
Propaganda

Encontrar uma profissão para seguir é muito difícil, muitas pessoas tem palpites, tem nossos gostos, grau de dificuldade, valores, etc. É muito difícil ter uma escolha clara e que não vamos nos arrepender futuramente.

Sendo assim iremos te dar algumas dicas, para que você saiba tudo o que você precisa antes de escolher uma profissão e o porquê.

 

Porque pensar bem em qual profissão escolher?

É muito importante para qualquer ser humano, ter uma profissão, pois isso é o que trará conhecimento para conseguir dinheiro e assim comprar bens e alimentos. Contudo seguir uma  profissão pode ser exaustivo, você deverá estudar, trabalhar e dedicar muito do seu tempo para se tornar um profissional.

Sendo assim deve ser bem pensada, para que seja algo que você goste, que se interesse e realmente deseja trabalhar com aquilo.

Além disso o mesmo irá te custar um valor, que não é baixo e por isso será necessário economias e mais dedicação.

 

Qual a diferença entre carreira e profissão?

Carreira e profissão, apesar de estarem ligadas, não é a mesma coisa. Isso porque profissão é sobre a sua especialidade, o que faz, no que é entende. Sendo assim a profissão está totalmente ligada a sua forma de pensar, o que estudou e que tipo de profissional é você.

Contudo a carreira está ligado mais ao percurso de trabalho que você seguiu, os locais onde você trabalhou, estudou, as atividades que já fez, todo o contexto profissional e não somente sua formação ou especialidade.

Você poderá saber mais sobre acessando ao clicar aqui.

 

Como me preparar antes de escolher uma profissão?

Antes de escolher uma profissão há muito trabalho e estudo a serem feitos, sendo assim você deverá:

Veja também:  Veja 8 situações de relacionamento abusivo no trabalho e saiba o que fazer

 

Se autoconhecer

Para que você não tenha muitas dificuldades ou desinteresse no futuro será importante se conhecer. Deste modo você saberá no que é e não é bom, no que gosta e não gosta, e poderá eliminar diversas profissões.

Deste modo ficando com menos opções e com um objetivo mais claro. Sendo assim é de extrema importância fazer um teste vocacional, e até mesmo alguns sobre personalidade. Assim você terá uma noção a mais sobre suas características e terá melhor repertório para se descobrir.

Além disso peça para pessoas que convivem com você te analisem e falem sobrem isso mais abertamente, aceite criticas e tente sempre entender o ponto da pessoa. Deste modo você terá uma visão mais ampla de você, além de somente a sua.

 

Conheça alguns cursos que te interesse

Por mais que você tenha duvidas, tente escolher entre alguns cursos que te chamam mais atenção e veja as semelhanças entre eles. Além disso será importante saber seu gosto no momento inicial, e depois se ele se manteve ou mudou depois de ter mais conhecimento.

Deste modo você não descobrirá apenas qual profissão seguir, mas também o quanto você pode mudar. E por último, tenha em mente que você sabe minimamente o que essa carreira e profissão realiza.

carreira e profissao profissao corpo

 

O que a profissão ensina realmente te agrada?

O curso escolhido, você realmente em entender aquilo? Em se tornar uma referência para aquele estudo? É por isso que você quer ser admirado ou ter autoadmiração? Se sim, você está no caminho certo, caso contrário, você deverá rever o seu desejo.

Seria frustrante fazer algo só pelo dinheiro que irá retornar, sendo que você não gosta do assunto e poderá desistir no final. Contudo, você poderá escolher realizar pela remuneração se assim realmente preferir.

Mas lembre-se sempre, que trabalhar pode ser bastante exaustivo e valerá a penas somente se você realmente se interessa pelo assunto.

Veja também:  Curso de Direito: 9 especialidades da área para seguir

 

Veja o valor de verá ser gasto

Livros, faculdade, transporte e alimentação são os 4 pilares de gastos mais importantes para quem irá começar sua carreira e profissão. Sendo assim é bom fazer um calculo base, apenas para saber quanto você deverá gastar e se está dentro de seu orçamento.

Será muito difícil para você fazer uma profissão na qual não poderá pagar, ou seguir uma carreira que irá fazer você trabalhar quase de graça devido o seu custo.

 

Veja as escolas de referência do seu curso

É importante que você já reconheça algumas faculdades com peso, para ver se seu curso possuí investimento no país. Sendo assim será um pouco mais fácil (talvez também mais caro) conseguir se formar nessa profissão.

Além disso você já terá algumas referências para ficarem fixas na sua cabeça no momento que for atrás de se inscrever ou de vestibulares.

 

Procure empregos ou experiência na áreas

Quanto mais cedo você começar a ir atrás de adquirir uma experiência na profissão escolhida faça, nem que seja apenas para experimentar a jornada de trabalho. Deste modo você terá um comprovação mais direta de que deseja ou não exercer a profissão.

Além disso a experiência precoce irá atribuir mais conhecimento a longo do tempo, o que te fará ser uma referência mais rápido.

 

Procure especializações e ramificações da profissão

A cada vez mais as profissões vão sendo mais ramificadas e mais especificas, onde será necessário adentrar nas especializações. Assim para conseguir essa qualificação profissional, também será importante se manter dentro dela, ou seja, se atualizando dentro do mercado com pós, cursos e etc.

Deste modo veja para que lados essa profissão pode ir, e as especializações que mais te interessa. Assim você terá um objetivo a longo prazo, e terá mais coisas para fazer.

1 comentário em “Como escolher uma profissão? Saiba mais”

Os comentários estão encerrado.